Estrutura é um importante reforço para integração das Forças de Segurança durante diversos eventos e ações realizados em Minas

Telas ligadas que vigiam 24 horas por dia. Mais de mil servidores de 18 instituições federais, estaduais e municipais, e um trabalho que reforça a segurança de Minas Gerais sete dias por semana, 365 dias por ano. O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) de Minas completa sete anos neste mês de março, garantindo a excelência na tomada de decisões ágeis, rápidas e inteligentes e otimizando recursos e ações.

O CICC mineiro começou a funcionar em 2013 e foi o primeiro do país, nesses moldes. O local funciona como um centro de operações e inteligência e foi usado pela primeira vez na Copa das Confederações daquele ano. A estrutura faz parte de um projeto do Governo Federal e, atualmente, está localizada no Prédio Alterosas, na Cidade Administrativa.

São 80 monitores e 24 painéis que mostram, em tempo real, os mais de 1.100 pontos monitorados por câmeras localizadas nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, e em estradas, como a BR-040, a MG-010 e o Anel Rodoviário. Das 18 instituições, 13 são órgãos na maioria ligados à Segurança Publica, e as outras cinco são destinadas ao atendimento de serviços emergenciais, como 190, 193, 197, 181 e o monitoramento dos custodiados que usam tornozeleira eletrônica.

Todo o trabalho é coordenado pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), e conta com a atuação de: Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Polícia Civil, Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Subsecretaria de Atendimento às Medidas Socioeducativas, Secretaria de Estado de Saúde, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Coordenadoria Estadual de Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Civil Municipal de Belo Horizonte, Guarda Civil Municipal de Contagem, Cemig e Exército Brasileiro.

Em situações especiais e de crises, o número de instituições atuando já chegou a 21, podendo atingir 42, que é o total de estações de trabalho disponíveis. Isso mostra como a atuação conjunta é a alma do CICC, segundo o superintendente de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Leandro Almeida. "O CICC irá comemorar seu sétimo aniversário se consolidando como o ambiente da integração, troca de informações e apoio mútuo, promovendo sinergia entre os órgãos que diuturnamente nele atuam", destaca.

Nesses sete anos de funcionamento, o centro foi de extrema importância na atuação da Segurança Pública em grandes eventos realizados no Estado, como a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016 e a Copa América de 2019, além de acontecimentos anuais e periódicos como o Carnaval, a Virada Cultural de BH, as eleições e a aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O CICC também foi utilizado para auxílio durante as tragédias dos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho.

CICC Móvel

Em 2014, foram adquiridos três caminhões com tecnologia embarcada, chamados de CICC Móvel. As viaturas são equipadas com diversos recursos de áudio, vídeo, equipamentos de informática, radiocomunicação, software e outros. A estrutura móvel é capaz de realizar as atividades de comando e controle em áreas específicas de interesse operacional por parte das instituições que integram as forças de segurança pública, além de propiciar a tomada de decisões rápidas e de forma integrada.

O CICC Móvel foi usado pela primeira vez no Carnaval de 2016, em Belo Horizonte. Ele foi deslocado para os locais de maior aglomeração de público, proporcionando um aumento no monitoramento de pontos críticos com câmeras de grande alcance. Desde então, a estrutura tem contribuído com a segurança de grandes eventos no Estado.

Texto: Fernanda de Paula

Imagens: Gil Leonardi/ Imprensa MG