Ajuda de navegação

DÚVIDAS FREQUENTES

1) Como e onde posso registrar um Boletim de Ocorrência (Reds – Registro de Eventos de Defesa Social)?

O cidadão tem o direito de solicitar qualquer tipo de Registro de Evento de Defesa Social em todas as unidades da Polícia Militar e da Polícia Civil de Minas Gerais.

Especificamente, em casos de “Acidente de trânsito sem vítima”, “Perda de documentos e objetos”, “Desaparecimento de pessoas”, “Localização de desaparecido”, “Localização de desconhecido” e “Dano simples”, o cidadão pode registrar o fato através da Delegacia Virtual (https://delegaciavirtual.sids.mg.gov.br/sxgn/), sem a necessidade de se deslocar a uma unidade das polícias do estado.

 

2) Quais são os números para ligar em caso de urgência e emergência?

Diante de atos criminosos ou de sinistros que exijam atendimento imediato e/ou urgente e/ou emergente, o cidadão deve ligar para:

·      190 – Polícia Militar ou

·      197 – Polícia Civil ou

·      193 – Corpo de Bombeiros.

 

3) Como realizar denúncias anônimas?

Para realizar denúncias anônimas, o cidadão deve ligar, gratuitamente, para o Disque Denúncia 181. Esse serviço é destinado ao recebimento de informações dos cidadãos sobre crimes de que tenham conhecimento e possam auxiliar o trabalho policial, sendo que a identidade do denunciante e do denunciado é preservada.

O Disque Denúncia 181 funciona com uma central de atendimento unificada, formada por profissionais treinados e capacitados que trabalham em regime de 24 horas para atender à população. Cada denúncia registrada é encaminhada para uma equipe de analistas composta por um integrante da Polícia Civil, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

O Disque Denúncia recebe todo tipo de informações sobre atos criminosos que não demandem respostas urgentes ou emergentes. Caso o cidadão precise da presença imediata de uma viatura das Polícias ou do Corpo de Bombeiros, deve ligar para: 190 – Polícia Militar; 197 – Polícia Civil; ou 193 – Corpo de Bombeiros.

Também são objeto do Disque Denúncia os relatos sobre desvio de conduta de agentes públicos da segurança pública. Após serem registradas no 181, as denúncias são encaminhadas para as corregedorias das corporações policiais e de bombeiros. Os mesmos relatos também podem ser dirigidos à Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

 

4) Como realizar denúncias sobre desvios de conduta de servidores?

Para denunciar desvios de conduta de qualquer agente público da segurança pública, o cidadão pode acessar o sítio eletrônico (http://www.ouvidoriageral.mg.gov.br/) ou ligar (162 – Disque-Ouvidoria) da Ouvidoria Geral do Estado de Minas Gerais.

 

5) Tive o celular roubado ou furtado. Como posso bloquear o meu aparelho?

O Estado possui um serviço totalmente online que facilita o bloqueio de celulares roubados e furtados utilizando apenas o número do telefone. Para acessar o serviço, o cidadão deve acessar o link da Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais: http://cbloc.seguranca.mg.gov.br/

 

6) Quero mais informações sobre o Fica Vivo e como participar do programa

O Fica Vivo! busca controlar e prevenir as ocorrências de homicídios em áreas mais vulneráveis e com índices mais altos de criminalidade violenta em Minas Gerais, melhorando a vida da população. O programa faz atendimento psicossocial e encaminhamento para a rede de serviços públicos, além de oferecer cerca de 400 oficinas de esportes, arte e cultura.

O público atendido é de jovens de 12 a 24 anos de idade, moradores dos territórios atendidos pelos Centros de Prevenção à Criminalidade (CPC). Para participar, basta ir pessoalmente aos CPC’s, no horário de 9h às 17h, ou se dirigir diretamente às oficinas ofertadas nos territórios. A lista de endereços disponível neste link: http://www.seguranca.mg.gov.br/2013-07-09-19-17-59/centros-de-prevencao-a-criminalidade.

Os focos das oficinas são a prevenção à criminalidade, a potencialização do acesso dos jovens aos serviços e aos espaços públicos, a possibilidade da vivência do direito de ir e vir, o favorecimento da inserção e da participação dos jovens em novas formas de grupos, a discussão de temas relacionados à cidadania e aos direitos humanos e a criação de espaços de resolução de conflitos e rivalidades.

 

7) Como obter um atestado de antecedentes criminais?

Para emissão de Atestado de Antecedentes Criminais o cidadão pode acessar o link: https://www.policiacivil.mg.gov.br/servico/exibirServico?nome=emissao_conferencia_atestado_antecedentes

 

8) Como emitir uma carteira de identidade em Minas?

Para emissão da carteira de identidade, 1ª ou 2ª via, o cidadão deve seguir os procedimentos disponíveis no link:

https://www.policiacivil.mg.gov.br/servico/exibirServico?nome=emissao_carteira_identidade

 

9) Quais os andamentos e últimos concursos e processos seletivos abertos para a Polícia Civil de Minas Gerais?

Para saber mais sobre os trâmites de concursos ou processos seletivos da Polícia Civil, o cidadão deve acessar o seguinte link: https://acadepol.policiacivil.mg.gov.br/concurso/listar

 

10) Quais os andamentos e últimos concursos e processos seletivos abertos para a Polícia Militar de Minas Gerais?

Para saber mais sobre os trâmites de concursos ou processos seletivos da Polícia Militar, o cidadão deve acessar o seguinte link: https://www.policiamilitar.mg.gov.br/portal-pm/crs/concurso.action?tipo=1

 

11) Quais os andamentos e últimos concursos e processos seletivos abertos para o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais?

Para saber mais sobre os trâmites de concursos ou processos seletivos do Corpo de Bombeiros Militar, o cidadão deve acessar o seguinte link:

http://www.bombeiros.mg.gov.br/concursos.html

 

12) Quais os andamentos e últimos concursos e processos seletivos abertos para o Sistema Prisional de Minas Gerais?

Para saber mais sobre os trâmites de concursos ou processos seletivos do Sistema Prisional, o cidadão deve acessar o seguinte link:

http://www.seap.mg.gov.br/index.php/concursos/concursos

 

13) Quais os andamentos e últimos concursos e processos seletivos abertos para a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais?

 

Para saber mais sobre os trâmites de concursos ou processos seletivos da Secretaria de Estado de Segurança Pública, o cidadão deve acessar o seguinte link:

http://www.seguranca.mg.gov.br/sobre/concursos

 

 

AJUDA DE NAVEGAÇÃO

AJUDANDO A ACESSAR E VISUALIZAR
Este site foi desenvolvido para ser acessado a partir dos navegadores usuais. Melhores resultados são obtidos utilizando o Internet Explorer 7.0 ou superior, ou Firefox.

AJUDANDO A NAVEGAR
São 2(duas) as opções de navegação: escolha a mais confortável para você. Além do menu principal (todo o tempo no mesmo local), você pode utilizar o mapa do site, para uma navegação mais objetiva e direta.

AJUDANDO A ESCOLHER
O conteúdo está organizado de acordo com o Menu Principal e seus submenus. A escolha da informação será por ele ou pelo campo busca(lado direito superior) onde você poderá digitar a palavra ou expressão e clicar na palavra BUSCAR. Serão retornados links contendo o texto pesquisado.

AJUDANDO A SE LOCALIZAR
Utilize o pathway ou breadcrumb ou seja  “migalhas de pão” (quase sempre no canto superior esquerdo da tela). Ali estão os menus e  submenus que Você percorreu desde a página inicial.

AJUDANDO A SE INFORMAR
A página de abertura do sítio (inicial) já abre com a Notícia Principal atualizada. As notícias anteriores são armazenadas em um Banco de Notícias de fácil acesso e consulta.

AJUDANDO A TIRAR DÚVIDAS
O menu Dúvidas Freqüentes ou simplesmente Dúvidas está disponível com diversas perguntas e respostas para auxiliá-lo. Caso ainda permaneça a dúvida Você pode utilizar o Fale Conosco para enviá-la. Uma orientação no prazo de 48 horas será devolvida para o seu e-mail.