Uma comitiva da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) realiza, nesta semana, uma série de visitas técnicas em Juiz de Fora, na Zona da Mata, dentro de um trabalho itinerante de aproximação e diálogo com as forças de segurança regionais e demais atores envolvidos na busca pela redução cada vez maior da criminalidade em Minas Gerais. Dentre a programação, o secretário de Justiça e Segurança Pública, General Mario Araujo, juntamente com sua equipe, está visitando unidades prisionais, socioeducativas e a sede da 4ª Região Integrada de Segurança Pública (4ª Risp), que abrange 86 municípios da Zona da Mata mineira.

As visitas fazem parte de um giro que o secretário tem feito desde o início do ano em estruturas de segurança de todo o Estado, com o objetivo de conhecer as realidades locais, avaliar pontos de melhorias e potencializar o trabalho de integração entre as forças de segurança e de custódia e ressocialização dos internos. O trabalho itinerante visa ainda verificar, in loco, eventuais gargalos e pontos de atenção, indicar soluções e estabelecer políticas para garantia da melhoria contínua de cada estrutura.

No âmbito da integração das forças de segurança, a comitiva fez uma visita técnica, nesta quarta-feira (6/11), às estruturas físicas da 4ª Risp e, na sequência, realizou a Reunião de Gestão Operacional Integrada, um espaço de compartilhamento de informações, integração de ações para resultados mais eficientes e busca conjunta por soluções que possam impactar positivamente nos resultados da Segurança Pública de toda a região. "O primeiro passo é revitalizar as estruturas físicas com realocação de recursos orçamentários e visitas técnicas nesses ambientes. O segundo passo é reestruturar, nos principais municípios do estado, a metodologia de Integração de Gestão da Segurança Pública (Igesp), um conceito importante que ficou esquecido nos últimos quatro anos", detalhou General Araujo. "Nossa grande proposta é integrar mais para entregar ainda mais para a população".

Durante a visita à Risp, General Araujo também conheceu a estrutura e a composição do Núcleo de Correição Administrativa (Nucad) da 4ª Risp. "É a área responsável pela apuração de eventuais ilícitos ou desvios de conduta dos agentes prisionais atuantes na 4ª Risp. Estamos regionalizando os Nucads para garantir mais agilidade nas apurações e evitar uma sensação de impunidade", explicou o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Rodrigo Machado.

Na avaliação dos comandantes responsáveis pela 4ª Risp, a reunião com a comitiva da Sejusp foi extremamente positiva. "A visita do secretário de Segurança Pública, que veio conhecer in loco nossa Risp e trazer sua experiência e também boas notícias com relação a possíveis recursos, só nos traz satisfação", afirmou o delegado-geral Gustavo Adélio Lara Ferreira, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil e gestor da 4ª Risp. "Vejo como fundamental qualquer passo no sentido de integrar ainda mais nosso trabalho. Essa visita fortalece, e muito, a política de integração no Estado", completou o coronel Luciano Washington Vivas, comandante da 4ª Região de Polícia Militar.

Também estiveram presentes na reunião a superintendente de Investigação e Polícia Judiciária da Polícia Civil, delegada-geral Ana Claudia Perry, o subcomandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, Major Winderson Alain Moura, entre outras autoridades.

Prisional e socioeducativo

As visitas técnicas a unidades dos sistemas prisional e socioeducativo tiveram início nesta terça-feira (5/11), na Penitenciária Professor Ariosvaldo de Campos Pires. "É uma presença importante não apenas para que o secretário possa conhecer o que a gente vem fazendo de bom, mas também para que ele tome conhecimento das nossas dificuldades e possa enviar o suporte necessário", afirmou o diretor-geral da unidade, Bruno Aguiar. "A visita também é importante para fidelizar a tropa, uma vez que a comitiva, ao destacar nossas boas iniciativas, nos estimula, enquanto gestores, a fazer ainda melhor".

Ainda na terça-feira, à noite, General Araujo ministrou uma palestra para os estagiários do XXIX Curso de Estudos de Política e Estratégia da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) de Juiz de Fora. O secretário apresentou indicadores de segurança da região e o trabalho que vem sendo realizado desde o início do ano pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública.

Nesta quarta-feira, a comitiva realiza uma visita técnica à Penitenciária José Edson Cavalieri. Na quinta-feira (7/11) serão visitados o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Juiz de Fora e o Centro Socioeducativo de Juiz de Fora.

Participam também da comitiva da Sejusp em visita a Juiz de Fora o secretário adjunto de Justiça, Gustavo Tostes, o secretário Executivo de Segurança Pública, Alexandre Leão, o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada, Nilton Moreno, o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado, entre outros superintendentes e técnicos da Sejusp.

Visando uma integração cada vez maior de todo o sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado, além dos representantes dos sistemas prisional e socioeducativo, também participaram das visitas às unidades dirigentes locais e regionais da Polícia Militar, da Polícia Civil, do Corpo de Bombeiros, além do juiz da Vara de Execuções Criminais da cidade e representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.

Texto e fotos: Luiza Muzzi