Sistema Integrado de Defesa Social – SIDS

O primeiro passo para a integração entre as polícias Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, o Ministério Público, o Poder Judiciário e o Sistema Penitenciário é a criação de um único sistema de informações que implica na correta “arquitetura” de um serviço de compartilhamento e junção dos dados produzidos.

O Sistema Integrado de Defesa Social - SIDS - é um sistema modular, integrado, que permitirá a gestão das informações de Defesa Social relacionadas às ocorrências policiais e de bombeiros, à investigação policial, ao processo judicial e à execução penal, respeitadas as atribuições legais dos órgãos que o compõem. Além disso, o SIDS tem o objetivo de articular a integração das informações criminais ao planejamento operacional das organizações envolvidas.

O SIDS é estruturado pelo Centro Integrado de Informações de Defesa Social – CINDS, e pelo Centro Integrado de Atendimento e Despacho – CIAD.

O Centro Integrado de Informações de Defesa Social – CINDS é o espaço organizacional responsável pelo desenvolvimento e implementação dos demais módulos do SIDS (investigação policial, processos e execução penal), através da integração dos sistemas de informação dos órgãos da Defesa Social.
Esta integração abrange todas as bases de dados do sistema, de forma a permitir o cruzamento das diversas variáveis que possam, de alguma forma, facilitar o trabalho de investigação processual e de execução penal, completando, assim, o ciclo criminal. O CINDS manterá Núcleos Integrados de Apoio à Investigação Especializada destinados à produção de conhecimento e análise de dados sobre a conjuntura e a estrutura da criminalidade no estado. Os dados do CINDS também serão analisados pelo Armazém de Informações de Defesa Social, com o intuito de fornecer informações voltadas ao auxílio da investigação e da persecução criminal, através de pesquisas direcionadas.

O Centro Integrado de Atendimento e Despacho – CIAD é uma central única de atendimento de chamadas emergênciais policiais e de bombeiros e despacho integrado de veículos operacionais onde se processa o início do ciclo das ações, independentes de onde o fato tenha dado entrada no sistema (via 190, 193, iniciativa, contato pessoal, etc.). O CIAD constitui-se em verdadeiro aparato de gestão dos métodos de captação e difusão de ocorrências, a serem encaminhadas segundo as competências legais.

Integração física:

O atendimento às emergências do cidadão, que antes era feito por intermédio de três centros distintos – Polícia Militar: 190, Polícia Civil: 147 e Corpo de Bombeiros: 193 – passa a ser centralizado em um mesmo espaço físico.
A localização única e a centralização do atendimento das chamadas telefônicas permitem maior agilidade na comunicação das ocorrências e no despacho de recursos operacionais de polícia e de bombeiros, seja no atendimento de demandas de competência específica de cada órgão, seja naquelas ocorrências de alta complexidade, cuja solução envolve o trabalho conjunto das instituições. Além da integração física, a capacidade de atendimento ao cidadão, com a contratação de teleatendentes civis, complementando o trabalho já prestado por militares, sem reduzir o efetivo operacional nas ruas.

Integração tecnológica:

A integração operacional do CIAD está sendo otimizada por meio da implantação de um novo sistema de captação e processamento das chamadas de emergências policiais e de bombeiros, denominado Módulo de Controle de Atendimento e Despacho (CAD). Sua interface agrega facilidades para o trabalho dos teleatendentes e despachantes de viaturas.

O uso de ferramentas informatizadas de geoprocessamento permitirá ao CIAD visualizar o posicionamento do solicitante, por meio de dados de localização geográfica, bem como gerenciar o emprego de recursos veiculares e humanos mais próximos do local do fato.

Integração operacional:

A integração do sistema de informações criminais está sendo complementada pela viabilização do planejamento operacional integrado entre as polícias Civil e Militar.

Na busca de compatibilizar os espaços organizacionais e o planejamento operacional, está em implantação a Integração Geográfica e Operacional das Unidades de Polícias Militar e Civil de Minas Gerais, que consiste na sobreposição do espaço de atuação das duas instituições em todo Estado.
Desta forma, a área de cobertura de uma delegacia de polícia coincidirá com a companhia de Polícia Militar.

A definição de circunscrições comuns aliada ao mapeamento criminal permitirá uma melhor qualificação e unificação das informações, otimizando as atividades de investigação e análise criminal.

O benefício mais visível para a população é a eliminação da sobreposição de comandos de batalhões e delegacias, o que irá proporcionar melhor atendimento, com mais agilidade nos registros de ocorrências, bem como maior eficiência do trabalho policial, reduzindo as taxas de criminalidade.

Em Belo Horizonte já foram criadas seis Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (ACISP's) que correspondem aos Batalhões da Polícia Militar e Delegacias Seccionais de Polícia Civil; e 24 Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP's), que correspondem às Companhias da Polícia Militar e as Delegacias Distritais de Polícia Civil.

Divisão das Áreas Integradas de Segurança Pública

Regiões Integradas de Segurança Pública
Correspondentes a Regiões de Polícia Militar e Departamentos de Polícia Civil em nível de BH e RMBH:

 

Polícia Militar Polícia Civil
8ª Região de Polícia Militar – Comando de Policiamento da Capital Departamento de Polícia da Capital
11ª Região de Polícia Militar Departamento de Polícia da Região Metropolitana da Capital/Sudeste
7ª Região de Polícia Militar Departamento de Polícia da Região Metropolitana da Capital/Nordeste

Áreas de Coordenação Integrada de Segurança Pública (ACISPs)
Correspondentes a Batalhões de Polícia Militar e Delegacias Seccionais de Polícia Civil, em nível de Belo Horizonte:

ACISP Polícia Civil Polícia Militar
01 1ª Delegacia Seccional 1º Batalhão
02 36ª Delegacia Seccional 5º Batalhão
03 7ª Delegacia Seccional 13º Batalhão
04 4ª Delegacia Seccional 16º Batalhão
05 2ª Delegacia Seccional 22º Batalhão
06 Delegacia Seccional Noroeste 34º Batalhão

Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs)
Correspondentes a Companhias de Área da Polícia Militar e Delegacias Distritais de Polícia Civil de Belo Horizonte:

AISP

Polícia Civil

Polícia Militar

01

2ª Delegacia Distrital

3a Companhia

02

11ª Delegacia Distrital

4a Companhia

03

3ª Delegacia Distrital

5a Companhia

04

21ª Delegacia Distrital

6a Companhia

05

19ª Delegacia Distrital

10a Companhia

06

12a Delegacia Distrital

11a Companhia

07

24a Delegacia Distrital

12a Companhia

08

18a Delegacia Distrital

126a Companhia

09

9ª Delegacia Distrital

14a Companhia

10

23ª Delegacia Distrital

15a Companhia

11

17ª Delegacia Distrital

16a Companhia

12

22ª Delegacia Distrital

18a Companhia

13

5ª Delegacia Distrital

20a Companhia

14

20ª Delegacia Distrital

22a Companhia

15

08ª Delegacia Distrital

23a Companhia

16

15ª Delegacia Distrital

24a Companhia

17

1ª Delegacia Distrital

124a Companhia

18

13ª Delegacia Distrital

125a Companhia

19

10ª Delegacia Distrital

127a Companhia

20

6ª Delegacia Distrital

128a Companhia

21

14ª Delegacia Distrital

8a Companhia

22

4ª Delegacia Distrital

9a Companhia

23

16ª Delegacia Distrital

17a Companhia

24

7ª Delegacia Distrital

21a Companhia