govs

O governador Fernando Pimentel participou, na noite dessa sexta-feira (25/11), da cerimônia de Promoção a aspirantes-a-oficial no encerramento do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). A turma, com 173 aspirantes, foi a maior já formada em Minas Gerais. O evento foi realizado no pátio da Academia de Polícia Militar, no Bairro Prado, em Belo Horizonte. Em seu pronunciamento, o governador destacou os investimentos na área de segurança pública, principalmente para melhor equipar os policiais militares.

“São 173 formandos que se unem aos 108 tenentes que, em julho deste ano, se formaram no curso de Habilitação de Oficiais, aqui na Academia. Ao todo, portanto, em 2016, colocamos 281 novos oficiais em serviço, certamente o maior número alcançado até hoje pela Polícia Militar de Minas Gerais, demonstrando que, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias e com a crise financeira do Estado, que é comum a todos os demais Estados da federação, o nosso governo está se esforçando para manter o compromisso com a segurança pública, priorizando os investimentos nessa área, especialmente da nossa Polícia”, afirmou Pimentel.

Os formandos são 151 homens e 22 mulheres, bacharéis em Direito, que cursaram aulas teóricas e práticas ao longo de dois anos, ingressando na instituição por meio de concurso. Os aspirantes serão deslocados para estágio de seis meses e, ao final, após a aprovação de seus superiores, serão declarados e promovidos ao posto de 2º tenente, atuando em áreas operacionais.

O governador citou como exemplo do investimento na PMMG a entrega de novas viaturas para a instituição, necessárias para um atendimento mais eficiente à população mineira no combate à criminalidade e prevenção.

“Só neste ano entregamos 850 viaturas novas para essa corporação, contemplando todos os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Paralelamente a isso, estamos investindo em reformas de unidades operacionais, batalhões em todo o Estado, sempre visando melhorar as condições de trabalho da nossa tropa. Afinal, o que os mineiros querem e merecem é isso: uma PM bem equipada, bem treinada, motivada, operacional, eficiente no combate à criminalidade e respaldada pelo fiel cumprimento da legislação e por seu comportamento irrepreensível”, acrescentou. O investimento nas viaturas chegou a R$ 400 milhões.

O governador manifestou apoio à família do aspirante Jeanderson de Souza e Silva, que pertencia à turma que se formou nessa sexta-feira e foi assassinado durante um assalto, em janeiro, no Bairro Jardim Vitória, Região Nordeste da capital mineira. A turma dos novos formandos foi batizada com o nome do aspirante. “Encerro essa breve saudação prestando a minha comovida homenagem à memória do aspirante Jeanderson de Souza e Silva que, merecidamente, dá nome à essa turma. Ele nos deixou um exemplo de coragem e enfrentamento do crime, e quero prestar de público a minha solidariedade à família”, pontuou.

O paraninfo, desembargador Herbert Carneiro, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), disse que os novos policiais militares trabalham além das motivações pessoais da carreira para prestar serviço para a sociedade. “O que torna muito mais relevante essa formatura é o fato de ser um evento marcante para a coletividade, o que engrandece ainda mais a conquista alcançada, uma vez que transcende os aspectos pessoais e individuais, caracterizando-se como uma conquista de toda a sociedade”, falou. “Uma sociedade segura torna-se sem medo, pautada no bem-estar social e na paz social. Isso proporciona uma pequena amostra da extrema importância da segurança pública e o imprescindível papel da Polícia Militar, de seus serviços para a população e a importância de ter em seu comando pessoas com a mais alta qualificação”, completou.

Herbert Carneiro agradeceu ao governador Fernando Pimentel pelos esforços para equipar a PMMG e também prestou sua solidariedade aos parentes do aspirante Janderson Silva, assim como o comandante-geral da PMMG, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini, em sua ordem de comando lida durante a cerimônia.

Participaram da solenidade os secretários de Estado de Segurança Pública, Sérgio Menezes, de Administração Prisional, Francisco Kupidlowski, o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Marco Antônio Badaró Bianchini, o comandante da Escola de Formação de Oficiais, tenente-coronel Lupércio Peres e o comandante da Academia de Polícia Militar de Minas Gerais, coronel PM Eduardo César Reis. Estiveram presentes, além desses, o presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado, juiz Fernando Galvão, parentes dos formandos e demais autoridades da área de segurança pública.