Para o Território Noroeste, que recebeu nesta quinta-feira, 06.07, o Fórum Regional do Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) preparou uma programação especial voltada para a prevenção ao uso de drogas.

Durante toda a manhã, cerca de 70 alunos da rede pública de ensino de João Pinheiro, cidade sede do Fórum Regional, participaram da Maratona da Prevenção organizada pela Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod) da Sesp.

Os jovens realizaram atividades lúdicas, em formato de gincana e prática esportiva, que alertaram sobre os riscos do consumo indevido de álcool e drogas. "A maratona é mais que informação, mais que uma possibilidade de discutirmos os riscos do uso indevido de álcool e drogas com estes jovens. A atividade trabalha a solidariedade, a criatividade, o companheirismo, a saúde e a educação. Elementos essenciais para uma vida saudável sem drogas", destacou a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães.

Divididos em duas equipes, Azul e Laranja, a empolgação tomava conta das equipes, que tinham gritos de guerra e tentavam ao máximo pontuar nas seis diferentes provas idealizadas pela equipe técnica da Supod. "Nas brincadeiras a gente aprendeu que para o trabalho dar certo é preciso equilíbrio e sintonia entre as pessoas. Foi muito legal", disse João Lucas, de 16 anos, um dos alunos participantes.

A equipe Azul levou a melhor e levou o troféu das mãos do secretário de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes. Todos os jovens também receberam um certificado atestando sua participação no evento de prevenção.

Já no período da tarde, uma capacitação de quatro horas, baseada nas Diretrizes Internacionais de Prevenção na Base Escolar, ajudou os professores da rede pública de toda a região a lidar melhor com o problema dentro da sala de aula. Por meio de palestras ministradas pela subsecretária Patrícia Magalhães e pelo chefe de gabinete da subsecretaria, Luciano Pinheiro, eles puderam refletir sobre o problema, aprender sobre formas de identificar a questão no ambiente escolar, como preveni-lo e sobre como poderiam ajudar os jovens a buscar ajuda.

Janaína Maia foi uma das professoras presentes no treinamento. Para ela, a capacitação vai contribuir com seu trabalho, dentro e fora de aula. "Muitas vezes a gente não sabe como abordar o assunto sem parecermos invasivos. Espero lidar melhor com essa questão depois deste encontro."

Gabinete Estratégico

Como já vem se tornando tradição nos Fóruns Regionais, subsecretários da todas as áreas da Secretaria de Segurança e o próprio secretário, Sérgio Menezes, atenderam prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e lideranças políticas em um Gabinete Estratégico montado dentro do evento.

No local, os representantes das cidades puderam apresentar suas demandas e receber sugestões de ações que podem ser implantadas em seus municípios para melhorar a segurança e a sensação de segurança dos mineiros.
Além de receber as demandas e ouvir as necessidades – premissa número 1 da proposta do Fórum Regional - a equipe apresentou o Catálogo de Serviços da Sesp.

Este documento possui informações detalhadas sobre a atuação da secretaria na prevenção e na redução da violência e também sobre como o Executivo Municipal pode contribuir ou desenvolver ações que impactem na criminalidade. O Plano Estratégico, com o desenho das ações a serem desenvolvidas nos próximos dois anos pela Sesp, também foi entregue.

O prefeito de Unaí, José Gomes Branquinho, viajou mais de 200 quilômetros para participar do Fórum Regional em João Pinheiro. Foi um dos primeiros atendidos no Gabinete Estratégico da Sesp e "gostou da iniciativa e dos esclarecimentos da equipe". Para casa, ele levou uma boa notícia também. Foi informado sobre a implantação de uma Casa de Semiliberdade no município até o fim do ano, com 20 vagas, para acautelamento de menores cuja medida aplicada ainda não é a privação de liberdade.

"A questão do socioeducativo é prioritária e saio daqui hoje muito satisfeito. Vamos conseguir cuidar do jovem antes que ele chegue a cometer algo mais grave e precisar ir para a internação", ressaltou o prefeito.

Estiveram presentes no Gabinete Estratégico, o subsecretário de Integração, Marcelo Vladimir Corrêa, a subsecretária de Prevenção, Andreza Gomes, o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel Salas e a subsecretária de Políticas Sobre Drogas, Patrícia Magalhães.

Fotos: Capacitação: Ricardo Marques

demais fotos: Divulgação Sesp