A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) começou nesta quinta-feira, 03.08, treinamentos sobre temas relacionados ao assunto Recursos Humanos com todos os cerca de 800 novos concursados da pasta para os cargos de agente socioeducativo, analista executivo e assistente de Defesa Social.

A capacitação da primeira turma aconteceu nesta tarde e reuniu 90 agentes socioeducativos nomeados e empossados para o trabalho em Belo Horizonte e na 2ª Região Integrada de Segurança Pública, com sede em Contagem. Todos receberam informações sobre temas como saúde do servidor, avaliação de desempenho, frequência, pagamento e plano de carreira, por exemplo.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, e o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Danilo Emanuel Salas, abriram a capacitação, dando boas vindas aos novos funcionários.

Menezes fez questão de destacar a importância que o trabalho de cada novo profissional tem para Minas Gerais. Ele lembrou os seus 34 anos de vida dedicados ao serviço público e deixou uma mensagem principal: “Vocês entraram por mérito, pela porta da frente no serviço público, e precisam ter consciência da importância do trabalho que desenvolvem para a população. É importante entrar pela porta da frente, ser feliz e também sair pela porta da frente.”

Já o subsecretário Danilo Emanuel Salas destacou que a Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo está sempre aberta e disponível para o diálogo com seus servidores. “São as pessoas que fazem as instituições serem permanentes e fortes”, ressaltou.

Treinamento

O curso introdutório de apresentação das regras de Recursos Humanos foi ministrado pela equipe da Superintendência de Recursos Humanos, da Coordenadoria de Planejamento Gestão e Finanças da Sesp.

Para Dayane Gomes, que tomou posse no cargo de agente socioeducativo este ano, ações como esta permitem que os novos servidores tenham mais conhecimento de seus direitos e deveres, de forma alinhada com as normas institucionais. “Compreendemos as providências que devemos tomar em determinadas situações e onde recorrer em cada caso”, conta a agente.

Agente de Segurança Socioeducativo

No dia 24 de junho deste ano o Governo finalizou o concurso de agente de segurança socioeducativo, com a nomeação os últimos 118 aprovados para o cargo. No total, foram cerca de 700 profissionais que tomaram posse e iniciaram suas atividades. Eles assumiram os cargos em municípios das 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), que contemplam todo o Estado.

Analistas Executivos de Defesa Social e Assistentes Executivos de Defesa Social

Neste ano, a Sesp já recebeu 100 dos 144 profissionais previstos para inclusão no quadro de pessoal para os cargos de analista e assistente. Os demais 44 devem ser nomeados já nos próximos meses.

Texto e fotos: Dayana Silva