Quinze motoristas foram presos na última sexta-feira, 24.12, durante as blitze especiais da Lei Seca realizadas em Belo Horizonte e em outras vinte cidades do interior do Estado. As prisões se deram por crime de trânsito – quando o teste do bafômetro acusa valores superiores a 0,33 miligramas por litro de ar expelido. Nesta operação integrada 1.688 motoristas foram abordados.

OFS 8656.JPG blitz integrada sou pela Foto Omar Freire Imprensa MG

As ações, que tiveram a coordenação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), também registraram 71 infrações, que indicam entre 0,05 e 0,33 mg/l, e, neste caso, os condutores tiveram a carteira de habilitação recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70. As blitze da Lei Seca acontecem para orientar motoristas e chamar a atenção para os perigos da mistura álcool e direção.

A Campanha “Sou Pela Vida. Dirijo Sem Bebida” foi implementada pelo Governo de Minas Gerais com foco principal na fiscalização e combate a alcoolemia. De forma acessória são fiscalizados os aspectos de conservação e manutenção dos veículos, seus documentos de licenciamento (IPVA, DPVAT), a situação com relação às multas pendentes e a documentação dos motoristas (habilitação, permissão para dirigir).

Na ação de sexta-feira participaram os seguintes municípios: Contagem, Betim, Juiz de Fora, Ubá, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Bom Despacho, Governador Valadares, Mantena, Uberlândia, Ituiutaba, Araguari, Montes Claros, Januária, São Francisco, Porteirinha, Espinosa, Ipatinga e Poços de Caldas.

Veja na tabela abaixo os dados de produtividades da blitz.

blitz lei seca 24.11

As blitze tem a coordenação da Sesp e planejamento e execução conjunta com Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal de Belo Horizonte e de algumas cidades do interior e BHTrans.

Texto: Poliane Brandão

Foto: Omar Freire/ImprensaMG