O governador Fernando Pimentel participou, na noite de segunda-feira (4/12), na Arena Mundo Novo, em Belo Horizonte, da solenidade de entrega de 20 vans para 19 comunidades terapêuticas que atendem dependentes químicos em Minas Gerais. A ação fortalece a política pública do Estado, de acolhimento e tratamento dos usuários, desenvolvida pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp).

Os veículos vão auxiliar no transporte das pessoas em tratamento. Os recursos para aquisição das vans são originários de emenda parlamentar do deputado federal Eros Biondini e contrapartida do Estado. Além do deputado federal, o secretário de Governo, Odair Cunha, o secretário adjunto de Segurança Pública, Ailton Lacerda, e a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Patrícia Magalhães, também participaram do evento.

AS COMUNIDADES TERAPÊUTICAS

As comunidades terapêuticas são Organizações da Sociedade Civil – OSCs, que atuam na atenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas, para a execução de ações estruturadas nas áreas de prevenção, acolhimento e reinserção social de dependentes químicos.

As que receberam os veículos atendem, em média, 40 dependentes por mês.

POLÍTICA SOBRE DROGAS NO ESTADO

Neste ano, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio de sua Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, dobrou o número de parcerias para prevenção e tratamento de usuários de drogas em 2017. Um novo edital de chamamento público para a Rede Complementar de Suporte Social em Atenção ao Dependente Químico selecionou 53 propostas de trabalho de Organizações da Sociedade Civil (OSC) que atuam na atenção ao uso e abuso de álcool e outras drogas. O número representa um aumento de 130% de convênios, já que sobe de 23 para 53 o número de parcerias.
Antes, 1.140 vagas eram disponibilizadas para atendimento por mês. Com o novo edital, ampliado, a previsão é de que sejam 5.920 vagas/mês.

A novidade deste chamamento público é que o documento é aberto não apenas às comunidades terapêuticas voltadas para a internação, acolhimento e reinserção de pessoas com problemas com álcool e drogas, mas também para projetos que trabalhem com a prevenção, reinserção social, geração de trabalho e renda, profissionalização e qualificação.

Outro reforço na política sobre drogas desenvolvido pela atual gestão diz respeito às ações integradas de Políticas Sobre Drogas realizadas de forma parceira com os municípios. Entre elas, podemos citar:

Capacitação para educadores
Capacitação de professores da rede municipal e estadual, alinhada com as Diretrizes Internacionais de Prevenção, para enfrentar e prevenir o uso de drogas no ambiente escolar - 1.085 professores já foram capacitados em 2017.

Maratona da Prevenção
Gincanas de prevenção para alunos da rede pública, 2.910 alunos já participaram de atividades que trabalham a prevenção em 2017.

Capacitação para Prevenção de Recaída
Capacitação de profissionais que trabalham nas Secretarias Municipais de Assistência Social, Secretarias Municipais de Saúde, Secretarias Municipais de Educação, Sistema Prisional, Polícia Militar, Comunidades Terapêuticas e nos Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas, para trabalhar a Prevenção a Recaída - 400 profissionais capacitados em 2017.