Na manhã desta sexta-feira, 09.02, várias pessoas já começaram a pegar a estrada para curtir o período de festas no interior ou em outros estados. Quem passou pela BR-356 foi abordado pela blitz educativa de carnaval que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) realizou, por meio da Subsecretaria de Integração (Sinsp), em parceria com outros órgãos estaduais. A blitz, de caráter educativo, teve como finalidade orientar os condutores sobre o uso do cinto de segurança, respeito do limite de velocidade, uso dos farois, combinação de álcool e direção e uso de cadeirinhas para crianças.

Carlos Alberto - Imprensa MG 10

Durante a ação foram distribuídos preservativos e materiais educativos para adultos e crianças e, em uma breve conversa, os motoristas foram lembrados da importância de se ter responsabilidade no trânsito.

Rodrigo Castro, 36 anos, foi um dos motoristas abordados pela blitz e falou sobre a importância deste tipo de ação para que os motoristas sejam mais conscientes dos riscos de uma direção imprudente. “A gente vê muitas pessoas que não respeitam as leis de trânsito e acabam colocando várias vidas em risco. Alertá-los é um passo importante para prevenir acidentes”, disse.

A coordenadora de Ações de Trânsito da Sinsp, Christianne Aguiar, explicou que as blitze educativas são fundamentais no trabalho de conscientizar os motoristas da importância de uma direção responsável no trânsito. “A prevenção sempre será a melhor alternativa. Alertar os motoristas nesse período festivo dos perigos de misturar direção e álcool, por exemplo, contribui para uma folia mais segura para todos”, afirmou.

Carlos Alberto- Imprensa MG 6

Participaram da blitz o Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv); Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DEER); Corpo de Bombeiros Militar; Detran; Secretaria de Estado de Educação; Secretaria de Estado de Saúde; BHTRans; Belotur (Corte Momesca); Sincor; Mister Bus e Bateria do Barrão.

Por: Poliane Brandão

Fotos: Carlos Alberto/ Imprensa MG