Foliões que escolheram a capital mineira para passar o carnaval terão um reforço de segurança extra durante a folia. Trata-se do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel), uma superestrutura que reúne sistemas de segurança pública e câmeras que alcançam até cinco quilômetros, com visão térmica e noturna, além de espaço para trabalho integrado de nove instituições como Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Polícias Militar e Civil, Secretaria de Administração Prisional (Seap), Guarda Municipal, entre outras.

CICC

O veículo ficará estacionado na Praça da Estação durante o carnaval e irá monitorar as ocorrências da folia. Os profissionais no local também contarão com o apoio do Painel Integrado de Eventos de Segurança Pública (Piesp), uma novidade tecnológica que gerenciará os acontecimentos em tempo real e será utilizado pela primeira vez este ano. O sistema, desenvolvido pela Sesp, vai reunir comandos de trabalho e de solução de problemas para profissionais de 16 órgãos.

O Piesp vai possibilitar o acompanhamento instantâneo de todas as ocorrências – como brigas, roubos, tentativas de estupro, engarrafamentos acima do normal, quedas de árvores, entre outros - com georreferenciamento exato de onde cada problema acontece. Com isso, o tempo de intervenção deve ser diminuído, assim como aumentada a racionalidade do uso de homens e recursos de segurança nas ruas.

Além disso, o folião que se envolver em alguma ocorrência também poderá recorrer ao CICC móvel para receber as devidas orientações. Participam do CICC móvel as seguintes instituições: Secretaria de Estado de Segurança Pública, Secretaria de Estado de Administração Prisional, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro Militar, Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte, Guarda Municipal e Companhia de Trens Urbanos (CBTU) e BHTrans.

Por: Flávia Lima

Foto: Divulgação SESP