Pele limpa e hidratada, pronta para a base, a sombra, a máscara de cílios, o corretivo, o pó compacto e outros truques revelados às quinze jovens que participam da oficina de maquiagem ofertada pelo programa Fica Vivo!, do Governo de Minas, no bairro Primeiro de Maio, Região Norte de Belo Horizonte. Para além das dicas de makes, a oficineira Deise Paulino procura trabalhar também as questões de empoderamento feminino.

Como destaca Deise, a adolescência traz naturalmente diversas questões de autoestima. Por isso a oficina, além de trabalhar as competências técnicas, tem a oportunidade de abordar questões cotidianas, como namoro, gravidez, estudo, bullying, sonhos e perspectivas.

Ela conta que procura abrir espaço para o diálogo de assuntos que permeiam a idade, de forma que elas possam parar para refletir sobre outros pontos de vista. “Eu vejo o resultado de perto: meninas que fizeram o curso e hoje buscam a felicidade a sua maneira, têm a profissão de maquiadora como fonte de renda ou, até mesmo, ingressaram em uma universidade”, conta a oficineira.

A capacitação é voltada tanto para a automaquiagem quando para a profissionalização – quando se produz outras pessoas - trazendo uma opção de geração de renda para as meninas. Deise conta que o melhor retorno é a presença assídua das alunas, que ainda indicam para outras pessoas.

Maiza Santos, de 14 anos, que sempre gostou de se maquiar, é exemplo disso. Ela ficou sabendo da oficina através de uma amiga e faz questão de comparecer em todas as atividades, que acontecem as sempre às terças e quintas.

Assim como sua irmã mais velha, de 21 anos, que fez um ano de oficina em 2017 e agora já atende clientes em casa, Maiza também quer trabalhar como maquiadora. “Apesar de sempre ter gostado, foi com a Deise que aprendi diversas técnicas”. Ela também revela que o curso trouxe uma oportunidade de interação com outras jovens do bairro que só conhecia de vista. “Meninas da minha rua até, mas que eu nunca tinha conversado antes”.

O Fica Vivo!

O programa Fica Vivo!, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), possui foco na prevenção e redução de homicídios de jovens e adolescentes. Ele atua em áreas com registros de índices elevados de criminalidade violenta.

No Estado, o Fica Vivo! atende, em média, 10 mil jovens por mês e realiza cerca de 4 mil atividades mensais. Desse total, o Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) do Primeiro de Maio atende aproximadamente 260 jovens da região, em oficinas de arte, esporte, dança e música.

Matéria: Dayana Silva

Fotos: Omar Freire/ Imprensa MG