Torcedores do Atlético e Cruzeiro que acompanharam a final do Campeonato Mineiro neste domingo, 08.04, contaram com dois reforços na segurança. A superestrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) foi instalada na Praça Francisco de Assis, próximo a Igrejinha da Pampulha, onde permaneceu até o fim do evento. Além da carreta, os profissionais presentes no local contaram com o apoio do Painel Integrado de Eventos de Segurança Pública (Piesp), um sistema, desenvolvido pela Sesp, que gerencia os acontecimentos em tempo real.

CICC móvel

O CICC móvel é uma espécie de carreta com tecnologia de ponta, que possui estações de trabalho, acesso à internet e câmeras com visão térmica e noturna e alcance de até 5 km, possibilitando assim, o acesso aos diferentes sistemas de segurança e auxiliando na tomada de decisões rápidas e estratégicas, de forma integrada.

e8c2553b-2b6b-43e0-a9f5-c08222fac7a7

No local, trabalharam de forma conjunta, representantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Sistema socioeducativo, Sistema Prisional, Coordenação da Comissão de Monitoramento da Violência em Eventos Esportivos e Culturais (Comoveec) e BHTrans.

Na carreta foi concentrada a recepção de todas as informações e imagens do entorno e de dentro do Mineirão e em seguida foram transmitidas e distribuídas a todas as instituições envolvidas com o evento, entre elas o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), localizado na Cidade Administrativa, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH), Polícia Civil, Juizado Especial Criminal e Bptran.

A ação é coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Comoveec. O Subsecretário de Integração da Sesp, Danilo Salas, afirma que a pasta apoia sempre o esporte mais seguro. “A intenção é que todas as pessoas possam frequentar o estádio tranquilamente, em segurança, e que a população no entorno também não tenha problemas”.

Piesp

O Painel Integrado de Eventos de Segurança Pública (Piesp) possibilita que as forças de segurança acompanhem, instantaneamente, todas as ocorrências, tais como brigas, roubos, engarrafamentos, entre outras. Durante o evento, os registros lançados no sistema deram condições para que as instituições presentes pudessem visualizar e monitorar em que local cada caso estava ocorrendo, diminuindo, com isso, o tempo de intervenção.

O coordenador de Operações do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) da Sesp, Ernesto Silva, conta que a presença da carreta, a atuação da Comoveec e o lançamento no Piesp foram fundamentais a interlocução entre todos os órgãos envolvidos, evitando danos ou problemas de mobilidade urbana. “O CICC móvel tem dado condições tecnológicas aos órgãos para que possam desenvolver suas atividades em prol da sociedade mineira”, acrescenta.

Por: Lara Nassif

Foto: Divulgação SESP