Dando continuidade ao cronograma de ações preventivas do Governo de Minas para reforçar o policiamento nas regiões de divisas com o estado do Rio de Janeiro, na tarde e início da noite desta quinta-feira, 19.04, agentes de segurança pública de Minas trabalharam, de forma integrada, na “Operação Fronteira + Segura”. A operação foi realizada na Praça de Pedágio, no município de Simão Pereira, fronteira com o Rio. Durante as abordagens, dois suspeitos foram presos, Roberto Felipe da Silva, de 25 anos, e Leonardo André Monteiro, de 18 anos.

WhatsApp Image 2018-04-19 at 18.15.22

As prisões se deram depois que os agentes de segurança que estavam no local fizeram uma consulta ao Sistema de Informações Policiais (SIP), da Polícia Civil, dentro do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICCM), e verificaram que eles tinham passagem policial por homicídio, roubo e tráfico de drogas. Roberto ainda tinha um mandado de prisão em aberto. Nas buscas nos pertences deles a polícia encontrou uma arma calibre 32, nove munições, nove buchas de substância semelhante à maconha e R$1.108,00 em dinheiro, que ambos não souberam explicar a procedência.

Graças à facilidade de integração que a estrutura do CICCM proporciona, o delegado pode lavrar a ocorrência e os suspeitos foram encaminhados para o Ceresp de Juiz de Fora.

Operação Fronteira  Segurança 2

Para o Subsecretário de Integração da Secretaria de Segurança Pública, Danilo Emanuel Salas, o resultado desta operação reforça que a presença do poder público nas ruas fortalece a segurança da população e combate a criminalidade com o aumento das fiscalizações. “Essas operações aumentas a sensação de segurança dos cidadãos e comprova que estamos trabalhando na prevenção de qualquer reflexo na segurança de Minas”, concluiu.

Reforço do CICC Móvel

Para apoiar no reforço das divisas de Minas, a superestrutura do Centro Integrado de Comando e Controle Móvel (CICC Móvel) foi utilizada para a vigilância dessas áreas próximas à Juiz de Fora.

O CICC Móvel é uma carreta com tecnologia embarcada, câmeras que se elevam 30 metros e alcançam um raio de até 5 km, com imagens nítidas e visão térmica e noturna. Do local, durante as abordagens, as instituições puderam trabalhar de forma integrada, utilizando cruzamento de bancos de dados e sistemas, como: leitura de placas e situação do veículo junto ao Detran, mandados de prisão em aberto, monitoramento da tornozeleira eletrônica, registro de ocorrências, consulta ao sistema de adolescentes infratores, etc. Além do CICCM, 01 drone e 02 helicópteros também deram suporte na estrada com o apoio de 08 policiais rodoviários federais, 10 policiais militares e 19 policiais civis.

As abordagens na “Operação Fronteira + Segura” foram realizadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) recebeu as ocorrências registradas. Também participaram da operação a Secretaria de Administração Prisional (Seap), a Coordenadoria de Integração de Inteligência de Segurança Pública e o Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR).

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Divulgação Sesp