A população caeetense recebeu uma programação especial nesta quinta-feira, 03.05. Alunos de duas escolas estaduais participaram da Maratona de Prevenção às Drogas, organizada pela Subsecretaria de Política Sobre Drogas (Supod) da Sesp.
A ação busca, por meio do lúdico e da brincadeira, informar sobre os problemas causados pelo álcool e por outras drogas, além de fortalecer a cultura do esporte como forma de prevenção.

WhatsApp Image 2018-05-04 at 17.47.29

A solidariedade, criatividade, saúde, educação e companheirismo também são itens trabalhados. Antes do início da gincana, a equipe da Supod explica sobre o que são as drogas, seus tipos e todos os malefícios que podem causar.

Durante a gincana, os jovens se dividem em equipes, que se unem para vencer os desafios propostos pelos técnicos da subsecretaria. O diretor de Projetos Temáticos de Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas, Júlio César de Oliveira, conta que “a partir dos valores de solidariedade, diálogo e cooperação, os jovens podem desenvolver habilidades que ampliam o seu repertório comportamental”.

Durante toda a manhã, 150 alunos da Escola Estadual Presidente Tancredo Neves participaram da ação e ficaram empolgados com os desafios e atividades competitivas realizadas. Já na parte da tarde, outros 150 adolescentes da Escola Estadual José Brandão tiveram a oportunidade de disputar a Maratona.

As equipes participantes receberam troféus para marcar o momento. Além disso, os estudantes ganharam, ainda, certificados da atividade preventiva.

O evento faz parte de diversas ações de prevenção ao uso e abuso de drogas que já estão sendo desenvolvidos pela Supod ao longo do ano. Em 2018, a Maratona de Prevenção já passou por Caeté, Belo Horizonte, Uberaba e Nova Serrana.

“As ações integradas de Políticas sobre Drogas buscam a mobilização e a qualificação de todos os setores da sociedade e do poder público, para o enfrentamento de vários fatores determinantes para o uso e abuso do álcool e outras drogas”, explica a subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Leite.

Texto: Lara Nassif

Foto: Divulgação Sesp