Quem passou pela Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte, na manhã desta sexta-feira, 11.05, foi surpreendido por uma blitz educativa para um trânsito mais seguro. A ideia é chamar a atenção de pedestres, motoristas e motociclistas, sobre a responsabilidade de cada um na redução de acidentes, alertar sobre os perigos da combinação álcool/drogas e direção e orientar sobre a importância do uso correto do cinto de segurança e transporte adequado de crianças nos veículos. A ação, realizada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (BPTran), Corpo de Bombeiros Militar e BH Trans, faz parte do cronograma de atividades da campanha Maio Amarelo.

 

CAP 6600 reduzida


Crianças da Escola Estadual Cesário Alvim, de Belo Horizonte, assistiram a uma apresentação da Transitolândia, do BPTran, para conscientizar sobre as regras de trânsito e a postura que todos precisam ter. Julia Melo, 11 anos, assistiu atenta à todas as dicas e saiu de lá se considerando uma pedestre melhor. “Quando era mais nova sempre insistia com meu pai pra me levar no banco da frente porque eu achava que era mais legal. Eu ficava sempre triste porque ele nunca deixava, mas hoje entendi o tanto que é perigoso. A gente tem que respeitar as leis de trânsito”, contou empolgada a estudante.

CAP 6718 reduzida

 


Os transeuntes receberam materiais educativos, com dicas de um trânsito mais seguro e também responderam a uma pesquisa de prevenção do uso de álcool, tabaco e outras drogas na direção. Breno Dias, 35 anos, foi um dos abordados durante a blitz e disse achar muito importantes ações educativas como esta para conscientizar os motoristas e pedestres no trânsito. “Muita gente ainda bebe e dirige achando que não há perigo ou não respeita os limites de velocidade e Leis. Tudo isso só faz com que vejamos todos dias vários acidentes nas estradas e vias urbanas. Com essas ações todos paramos pra refletir um pouco sobre a responsabilidade de cada um”, comentou.

CAP 6643 reduzida


A coordenadora de Ações de Trânsito da Subsecretaria de Integração da Sesp, Christianne Aguiar, explicou que as blitze educativas são fundamentais no trabalho de conscientizar os motoristas da importância de uma direção responsável no trânsito. “A prevenção sempre será a melhor alternativa. A nossa expectativa é cada vez mais reduzirmos os acidentes de trânsito e seus efeitos, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos”, disse a coordenadora.

Maio Amarelo
O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Carlos Alberto/ImprensaMG

Enviar para impressão