A parceria entre as comunidades e as forças de segurança tem gerado resultados positivos no combate à criminalidade em Juiz de Fora. Segundo lideranças comunitárias, já é perceptível o aumento da sensação de segurança após a aproximação entre moradores e as polícias. “A comunicação ficou melhor, e o policial se tornou amigo da comunidade”, conta Heloísa Helena Cabral de Carvalho, liderança do bairro São Judas Tadeu.

Para estreitar ainda mais esse relacionamento, cerca de 140 profissionais da segurança pública e lideranças da sociedade civil participaram nesta terça-feira, 22.05, do Encontro Regional de Polícia Comunitária – etapa Juiz de Fora. A capacitação, promovida pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Escola Integrada de Segurança Pública, teve como objetivo promover a troca de experiências e boas práticas da filosofia de polícia comunitária, de modo a fortalecer os elos entre a população e as forças de segurança da Zona da Mata.

Servidores da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria de Segurança Pública e Guarda Municipal, além de lideranças comunitárias e representantes de Rede de Vizinhos Protegidos e dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública (Conseps), se reuniram ao longo de todo o dia, participando de uma programação de palestras e debates sobre a estratégia da polícia comunitária em Minas.

Para o delegado Carlos Roberto da Silveira Costa, chefe do 4º Departamento de Polícia Civil de Juiz de Fora, eventos como esse são fundamentais por propiciarem a oportunidade de consolidar a confiança da população nas forças de segurança. “Precisamos unir esforços contra a criminalidade. A partir do momento que a comunidade vem para o nosso lado, os resultados aparecem”, diz. “Em Juiz de Fora, tivemos 100% de apuração dos homicídios no primeiro trimestre deste ano. Isso se deve ao comprometimento da polícia, mas também se deve muito à população, que confia na polícia e passa as informações que vão embasar o trabalho do serviço de inteligência”.

O comandante da 4ª Região da Polícia Militar, coronel Alexandre Nocelli, corrobora o entendimento de que a filosofia da polícia comunitária tem que perpassar todo o trabalho das corporações. “Aproximar da comunidade e fazer um policiamento que atenda a necessidade de cada comunidade é fundamental para alinharmos a ideia de repressão qualificada com prevenção da violência”, explica. “Segurança pública é direito e responsabilidade de todos. No encontro, também foram apresentadas várias práticas que, copiadas e adaptadas para outras unidades, podem melhorar e muito a questão da segurança”, completa.

Parceria que transforma

Diretora de Ensino Integrado da Sesp, Shirley Ferreira conta que mais da metade do público que participou do encontro em Juiz de Fora foram lideranças da comunidade. “Há uma proximidade grande da polícia com a sociedade em Juiz de Fora, não só na repressão, mas também na prevenção, e esse trabalho gera resultados significativos nas quedas dos indicadores de criminalidade”, detalha. “Agora precisamos fomentar e continuar fortalecendo essas ações, para que a filosofia da polícia comunitária seja cada vez mais estabelecida como diretriz do Estado, independentemente da gestão”.

Heloísa Helena, do bairro São Judas Tadeu, diz que as lideranças comunitárias têm visto com bons olhos e com muito respeito o trabalho conjunto entre as forças de segurança do Estado. “Teve uma vez que um rapaz que não era da nossa região estava rondando de forma suspeita a nossa rua. Ligamos para a Polícia Militar, e eles vieram rapidamente. Quando fizeram a abordagem, viram que era um foragido da polícia. É assim: um ajudando o outro. Esse contato mais próximo com a polícia é que faz a rede funcionar”, avalia.

Por todo o Estado

Os Encontros Regionais de Polícia Comunitária estão sendo realizados desde julho de 2017 em todas as 18 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) de Minas. Juiz de Fora foi o 16º município mineiro a sediar o evento, que já aconteceu em Belo Horizonte, Contagem, Vespasiano, Teófilo Otoni, Unaí, Divinópolis, Montes Claros, Ipatinga, Governador Valadares, Curvelo, Uberlândia, Barbacena, Uberaba, Lavras e Pouso Alegre.

O objetivo é levar o treinamento para todas as regiões do Estado, capacitando um total de 1.800 pessoas. Os próximos encontros serão realizados em Poços de Caldas, no dia 8 de junho, e Patos de Minas, no dia 19.

Texto: Luiza Muzzi

Fotos: Divulgação Sesp