Nesta terça-feira, 19.03, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), iniciou as atividades da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Entre os dias 19 e 26 de junho, a pasta fomentará mais de 80 ações, com foco na prevenção ao uso e recaída em todo o Estado.

Em clima de descontração e alegria, a Supod promoveu uma maratona integrada de prevenção para cerca de 300 crianças e adolescentes da Escola Estadual Governador Milton Campos, conhecida como Estadual Central, em Belo Horizonte. Para animar ainda mais as atividades, os mascotes da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros também estiveram presentes.

Os adolescentes participaram de atividades lúdicas, por meio de gincana, que buscam a conscientização dos malefícios do uso das drogas. Policiais militares também fizeram uma apresentação para os jovens mostrando os efeitos das drogas para a saúde.

A subsecretária de Políticas sobre Drogas, Cláudia Leite, acredita que a prevenção, principalmente na juventude, é um caminho obrigatório e essencial para um enfrentamento às drogas mais efetivo no Estado. “Esta semana traz a luz às ações de prevenção que executamos ao longo de todo o ano”, diz.

Para o diretor do Estadual Central, João Neto, a parceria com a Sesp foi positiva e somou ao processo educacional. “De forma lúdica, estamos conseguindo trabalhar um assunto que afeta diretamente os nossos jovens. Estamos dialogando com a pasta para a realização de outras atividades de prevenção com os alunos”, afirma.

Aluna do ensino médio, Cecília Marzano conta que aos 17 anos já convive com colegas e familiares que fazem uso de drogas lícitas e ilícitas. Ela acredita que a atividade interativa auxiliou a sua integração com os colegas e trouxe conhecimento sobre os problemas trazidos pelo uso de entorpecentes. “Eu sabia que fazia mal, mas não sabia que era tanto. As fotos que a PM apresentou mostram os estragos que a droga pode trazer. Não desejo isso para ninguém”, relata.

Rua de Direitos

Na manhã do mesmo dia, às 7h, a Supod também promoveu a Rua de Direitos, em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Serviço Voluntário de Assistências Social (Servas) e o Centro Universitário Newton Paiva, no bairro Primeiro de Maio, na região Norte de Belo Horizonte. O projeto oferece serviços básicos para pessoas em situação de rua: atendimentos médicos e odontológicos, consultoria jurídica e previdenciária, corte de cabelo, elaboração de currículo, cadastro no Sistema Nacional de Empregos (Sine), além de emissão de documentos como carteira de identidade e título de eleitor.

“O resgate e a preservação da cidadania de todos os indivíduos são essenciais. Se a pessoa não tem a sua dignidade preservada, ela é uma presa fácil para o uso de álcool e outras drogas”, alerta Cláudia.

 

Meia Maratona de BH

A Meia Maratona de BH também faz parte do cronograma de atividades da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. A 9ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte acontecerá no dia 24 de junho, na Pampulha, e a equipe da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas estará presente, dando orientações e prestando informações para o público.

Confira AQUI a programação completa da Semana Estadual de Prevenção às Drogas.

Texto: Dayana Silva

Fotos da Maratona: Carlos Alberto/Imprensa MG

Fotos da Rua de Direitos: Divulgação Sesp