A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) formalizou uma parceria com o Exército Brasileiro, por meio da 4ª Região Militar, para atuação conjunta em ações de prevenção ao uso de drogas em todo o Estado. O protocolo de intenções que oficializa o alinhamento do trabalho entre os órgãos foi assinado nesta segunda-feira, 25.06, penúltimo dia da Semana Estadual de Prevenção às Drogas. Nesta terça-feira, 26.06, Dia Internacional de Combate às Drogas, aproximadamente 300 pessoas, incluindo 100 militares de Belo Horizonte, serão capacitados no workshop “Família: a prevenção às drogas começa em casa”, organizado pela Subsecretaria de Prevenção às Drogas (Supod), da Sesp.

O documento que oficializa a nova parceria foi assinado pelo secretário de Segurança Pública, Sérgio Barboza Menezes, pelo general de divisão Henrique Martins Nolasco Sobrinho, comandante da 4ª Região Militar, e pela subsecretária de Políticas sobre Drogas da Sesp, Cláudia Gonçalves Leite, na sede da 4ª Região em Belo Horizonte. O protocolo de intenções prevê o estabelecimento de diretrizes para construção e execução de planos, projetos e ações de prevenção ao uso de drogas.

“A oficialização da parceria do Exército com a rede de enfrentamento às drogas do Estado é muito importante para o fortalecimento das políticas públicas que desenvolvemos. Na prática, teremos a realização de capacitações e de projetos integrados nos eixos de prevenção, acolhimento e reinserção social, o que garante uma robustez maior às ações da política sobre drogas”, detalha Cláudia.

Para o comandante da 4ª Região Militar, a parceria com o Estado vai possibilitar, além da ajuda mútua, um retorno para todos. “Não podemos nos trancar em nossa instituição sem ter a consciência de que a droga é um problema nacional e está em todos os núcleos sociais. A prevenção e o combate a essa questão são responsabilidade de todos”, avalia.

Entre os trabalhos que serão desenvolvidos de maneira conjunta, o general Nolasco cita atividades de conscientização sobre o uso das drogas, emprego de inteligência para identificação dos focos do problema, atenção e acompanhamento com os setores de assistência social, além de palestras, encontros e atividades para promoção de ações de cunho esportivo e cultural.

Semana Estadual de Prevenção

Desde o dia 19 de junho, a Subsecretaria de Políticas sobre Drogas tem fomentado mais de 80 ações com foco na prevenção às drogas em todo o Estado.

Esta segunda, 25.06, foi mais um dia de atividades preventivas com crianças e jovens, realizadas por meio da Maratona de Prevenção. Cerca 400 crianças e adolescentes da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, no bairro Jaqueline, Região Norte de Belo Horizonte, participaram das brincadeiras. De forma interativa, as atividades conscientizam sobre os malefícios do uso de drogas lícitas e ilícitas, estimulam a solidariedade, a criatividade e o companheirismo.

Um estudo realizado pelo Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas da Sesp – um local onde usuários e familiares têm o primeiro atendimento na caminhada da luta contra o vício – aponta que a maioria dos dependentes pesquisados iniciou o consumo de entorpecentes na adolescência, pelo tabaco ou álcool e possui algum familiar usuário ou dependente. Essa é uma das justificativas para a realização da Maratona pela Supod, que tem grande adesão dos estudantes das escolas por onde já passou. Só em 2017, foram mais de 3 mil participantes.

Superintendente de Acolhimento Integral aos Usuários de Drogas da Sesp, Fabiane Rodrigues Oliveira acredita que é fundamental trabalhar valores de convivência com os jovens, assim como cooperação, companheirismo e respeito. “Temos que intervir, com uma linguagem apropriada este público, para que o primeiro uso não aconteça”, observa.

Raquel Teixeira, diretora da Escola Estadual Professora Maria Coutinho, ressalta que a união de forças na luta contra as drogas proporciona um futuro mais digno para a juventude. “Temos uma preocupação constante em abordar o tema com os alunos e a comunidade. Essa parceria da Secretaria de Segurança com as escolas fortalece a prevenção”, diz.

Workshop da Prevenção

Nesta terça-feira, para fechar a programação da Semana Estadual, a Secretaria de Segurança promove um workshop para apresentar os avanços e perspectivas da prevenção no Estado. A capacitação técnica será realizada no Plug Minas, no bairro Horto, na região Leste de Belo Horizonte, das 8h às 12h. Para quem ainda tem interesse, as inscrições, gratuitas, podem ser realizadas no próprio local.

9ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte

Também na programação da Semana Estadual de Prevenção, a Supod participou, no último domingo (24.06), da 9ª Meia Maratona Internacional de Belo Horizonte, na Pampulha. Uma equipe da subsecretaria esteve presente distribuindo materiais educativos e fornecendo orientações ao público.

 

Na avaliação da subsecretária Cláudia Leite, o evento foi um sucesso. “Fizemos um mini estande onde pudemos conversar com os maratonistas e seus familiares sobre os malefícios do uso de drogas e a importância da família no processo de superação da dependência química”, afirma. “O esporte faz toda a diferença nesse trabalho de prevenção e enfrentamento”.

Por Luiza Muzzi e Dayana Silva

Fotos: Divulgação Sesp

 

Enviar para impressão