Interessados em se candidatar para uma vaga de agente de segurança socioeducativo podem se inscrever para a seleção entre os dias 5 e 6 de novembro. A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) abriu nesta sexta-feira (26.10) um processo seletivo simplificado para contratação de 322 novos agentes – 298 homens, sendo 29 vagas reservadas para pessoas com deficiência, e 24 mulheres. As vagas serão distribuídas por 15 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado – confira listagem abaixo –, e haverá também cadastro de reserva.

O processo seletivo, que se destina à contratação administrativa excepcional e temporária dos agentes, é composto por quatro fases: análise de currículos; comprovação de idoneidade – investigação social; avaliação psicológica; e curso introdutório. O instrumento convocatório foi publicado no site da Sesp e um extrato foi divulgado no Diário Oficial do Estado.

A remuneração é de R$ 4.098,45, para uma carga horária de 40 horas semanais em regime de dedicação exclusiva. Os critérios de pontuação dos candidatos estão detalhados no edital publicado no site da Secretaria. Experiência de trabalho no sistema socioeducativo será pontuada, mas quem já foi contratado como agente só poderá ser selecionado novamente se tiverem decorrido dois anos do término do último contrato.

 

Dentre as funções das vagas estão: exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros das unidades da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semiliberdade; garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento; assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas; e atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a lei.

 

Para se inscrever no processo seletivo, os candidatos precisam ter o Ensino Médio completo. A inscrição é gratuita e será feita online: basta acessar o sistema disponibilizado no site seguranca.mg.gov.br.

 

Dúvidas sobre o processo seletivo podem ser encaminhadas para o e-mail processoseletivo@seguranca.mg.gov.br.

 

Confira no quadro a seguir a distribuição das 322 vagas pelo Estado:

QUADRO DE VAGAS

RISP

LOCALIDADE DE REFERÊNCIA

QUANTITATIVO DE VAGAS

MASCULINO

FEMININO

VAGAS OFERTADAS

VAGAS RESERVADAS PARA PCD

VAGAS OFERTADAS

VAGAS RESERVADAS PARA PCD

Belo Horizonte

25

3

2

-

Contagem

16

2

1

-

Vespasiano

5

-

1

-

Juiz de Fora

10

1

2

-

Uberaba

22

2

1

-

Divinópolis

20

2

1

-

Governador Valadares

20

2

1

-

Uberlândia

30

3

3

-

10ª

Patos de Minas

5

-

1

-

11ª

Montes Claros

30

3

1

-

12ª

Ipatinga

5

-

1

-

14ª

Curvelo

30

3

3

-

15ª

Teófilo Otoni

10

1

1

-

16ª

Unaí

30

3

1

-

19ª

Sete Lagoas

40

4

4

-

TOTAL DE VAGAS

298

29

24

0