O quarto foragido da lista do Programa Procura-se - que nesta edição prioriza alvos suspeitos de integrar quadrilhas e praticar explosões de caixas eletrônicos e roubos a bancos - foi preso pela Polícia Militar em Nova Serrana, no Centro-Oeste do Estado.

Hebert William Teixeira Barbosa, de 30 anos, foi preso em casa, na sexta-feira, 08.03, por militares do 60 Batalhão da PM, da 7 Regiao Militar. A inteligência da polícia identificou a residência, no Bairro Santo Antônio, e as equipes do Tático Móvel efetuaram a prisão.

583adc59-235b-4909-aac9-a9b064f153b6

Na casa do foragido foram encontrados 3,5kg de substância semelhante à maconha e 1,5kg de substância semelhante à cocaína.

Hebert era procurado por um roubo em Monte Azul, no extremo Norte de Minas. Ele também é suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas em Mato Verde, outro município da região.

O irmão dele, Wyslan Vinícius Teixeira, também figurava na lista do Procura-se e também foi preso pelo 60 Batalhão da PM no ano passado. Os outros integrantes presos são: Mauricio Henrique dos Santos e Carlos Leandro de Faria.

O Procura-se busca a prisão de indivíduos foragidos da Justiça, com mandados de prisão em aberto, a partir da qualificação das ações das polícias e das inteligências por meio de denúncias ao 181. Nesta edição os alvos foram escolhidos levando-se em consideração a prática reiterada de crimes graves, como homicídio, roubo e tráfico de drogas e a relação com a prática de explosão de caixas eletrônicos no Estado.

A escolha dos 12 nomes que compõem a lista do Procura-se foi realizada pelas inteligências e áreas operacionais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Secretaria de Administração Prisional (Seap) e Corpo de Bombeiros Militar.

Além da prisão, a divulgação dos 12 procurados também traz o benefício de inibir a circulação dos criminosos listados.

09631d84-13c0-4d7e-9575-2aa7881a924d

181 Disque Denúncia

Ao ligar para o 181 Disque Denúncia para dar informações sobre um dos procurados, o cidadão tem seu sigilo e anonimato garantidos. Ele poderá fornecer detalhes sobre onde atuam, carro e ônibus que utilizam, quem são seus comparsas, quais são seus horários, onde foram vistos, ou qualquer outro detalhe que possa contribuir com o trabalho das forças de segurança.

Divulgação dos alvos

A divulgação dos procurados acontece em todos os 853 municípios de Minas e também em cidades de outros estados das áreas de divisas. A distribuição em outros Estados foi possível graças a participação de Minas no Pacto Integrador de Segurança Pública. O acordo é o maior colegiado de segurança pública já existente voltado para planejamentos e ações conjuntas e conta hoje com 17 Estados.

Para conhecer todos os procurados, o cidadão pode acessar um Hotsite disponibilizado para a campanha, por meio do endereço procurase.seguranca.mg.gov.br (sem o www). No endereço eletrônico, encontrará a foto de todos os 12 indivíduos, com detalhamentos sobre atuação do criminoso, região onde pratica a maioria dos crimes, idade, apelidos, mandados em aberto etc.

As redes sociais também estão sendo amplamente utilizadas. Peças para aplicativos e mídias sociais como Whatts App e Facebook foram produzidas para ampliar o alcance das divulgações das fotos e detalhes.

Cartazes também foram espalhados pelos municípios mineiros com as fotos dos procurados em locais de grande circulação de pessoas ou que foram reconhecidos como estratégicos pelas polícias. Todos possuem QR Code para acesso à lista de todos os procurados e outros detalhamentos por meio de Smartfones.