A celebração do Dia Internacional da Mulher na única unidade socioeducativa que recebe adolescentes do sexo feminino de todo o Estado não poderia ser realizada em apenas um dia. Para não só homenagear as mulheres, mas também fazer com que as jovens que cumprem medida no Centro Socioeducativo São Jerônimo, em Belo Horizonte, reflitam sobre seu lugar na sociedade, melhorem sua autoestima e identifiquem situações de violência, a unidade está promovendo uma semana inteira com programação especial dedicada totalmente a elas.

Nas últimas semanas, os professores que lecionam dentro da unidade, na Escola Estadual Jovem Protagonista, vêm trabalhando com as alunas várias questões que envolvem o universo feminino, como violência doméstica, feminicídio, empoderamento e valorização pessoal. Durante as aulas de português, as jovens colocaram no papel, com a ajuda da professora, seus sentimentos e percepções do mundo. Na manhã desta terça-feira, 13.03, foi realizado um café da manhã seguido de um momento de leitura dos poemas escritos por elas.

Para Larissa*, de 16 anos, foi difícil produzir poesia pela primeira vez. “Tive um pouco de dificuldade em expressar meus pensamentos escrevendo, mas com a ajuda da professora a gente foi se soltando e percebendo que é só deixar o coração falar”, explicou.

A supervisora da Escola Estadual Jovem Protagonista na unidade, Vânia Venício, explica que a escola tem um papel fundamental na vida das adolescentes, não só no contexto científico, mas também no que envolve família, trabalho e sociedade. “A adolescência traz, naturalmente, diversas questões de autoestima e questionamentos. Por isso, acreditamos que essas atividades que as tiram da rotina e trazem momentos de reflexão são importantíssimas para que a gente consiga mais êxito na reinserção social dessas jovens e consiga trabalhar com elas questões cotidianas como identificação de violência, bullying, reconhecimento de suas qualidades, sonhos e perspectivas”, avaliou.

 

Além do momento de leitura dos poemas, as jovens puderam apresentar seus talentos com cantos e danças. Nas letras das músicas, palavras como respeito e liberdade estão sempre presentes. Geovana*, de 17 anos, acredita que esse tipo de atividade é um momento em que todas podem expressar com maior liberdade seus pensamentos e também aprender a respeitar os outros. “Tem quatro meses que estou aqui, e os professores e a equipe da unidade têm me ajudado a lidar melhor com minhas emoções e a mudar meus pensamentos. Estou muito mais positiva e consciente das minhas qualidades”, contou.

As atividades em comemoração ao Dia Internacional da Mulher no Centro Socioeducativo São Jerônimo começaram na última sexta-feira, 08.03. Já foram realizados uma palestra sobre violência contra crianças, adolescentes e mulheres e um dia de beleza. Ainda estão previstas uma aula especial de capoeira, acompanhada de uma roda de conversa sobre o reconhecimento da mulher no universo masculino, e uma aula especial de dança, também com roda de conversa sobre o combate à violência contra a mulher e a cultura do funk. Para encerrar, na sexta-feira, 15.03, será realizado um show sertanejo para as jovens.

* Os nomes são fictícios para preservar as adolescentes, conforme indicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

 Texto e fotos: Poliane Brandão