Ter uma segunda chance e conseguir a tão sonhada reinserção no mercado de trabalho. Esses são os principais desejos de 12 egressos do sistema prisional e cumpridores de alternativas penais de Santa Luzia que concluíram o curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, promovido pelo Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e pela Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa), ambos da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Com carga horária de 192 horas/aula e três meses de duração, o curso qualificou os participantes para analisarem, quantificarem e realizarem instalação, reparação e manutenção elétrica predial de baixa tensão e em equipamentos de segurança e comunicação. A capacitação é fruto de uma parceria da Sesp com a Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap), o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e o Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), em Santa Luzia, que cedeu o espaço para a realização do treinamento.

Para a subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Sesp, Andreza Gomes, essa união de esforços é fundamental para o sucesso do projeto, que previne a reentrada na criminalidade. “Cursos que fomentam o empreendedorismo, principalmente dos egressos, permitem que eles alcancem novas oportunidades e também ajudam a reduzir o índice de reincidência. O curso de eletricista pode auxiliar nesta reinserção profissional, principalmente porque pode ser desenvolvido de forma autônoma”, destaca Andreza.

curso eletrecisita santa luzia

A entrega do certificado de conclusão do curso será realizada na próxima sexta-feira, 15.03, às 18 horas, no Centro Estadual de Educação Continuada (Cesec), em Santa Luzia.

Os programas

O PrEsp visa garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retomam a vida em liberdade após a experiência prisional, buscando favorecer o acesso a direitos sociais e promovendo condições para sua inclusão social. O programa articula parcerias junto a entidades públicas e privadas sem fins lucrativos, com o fim de sensibilizar e fomentar o acesso de pessoas egressas a direitos fundamentais como obtenção de documentos, assistência social, defensoria pública, tratamento para dependência química, etc. Além disso, o PrEsp também possui um processo de mapeamento contínuo de oportunidades para promover o acesso de egressos a cursos profissionalizantes e qualificação profissional.

Já a Central de Acompanhamento de Alternativas Penais tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e a consolidação das alternativas à prisão no Estado de Minas Gerais, pautando ações de responsabilização com liberdade.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Divulgação Sesp