O secretário de Estado de Segurança Pública e de Administração Prisional, General Mario Lucio de Araujo, juntamente com representantes de diferentes áreas da Segurança Pública do Estado, esteve, na manhã desta quarta-feira, 20.03, no Centro Socioeducativo de Uberlândia e no Presídio Jacy de Assis como parte da Visita Técnica de Integração à 9ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que acontece na região nesta quarta e quinta-feira.

WhatsApp Image 2019-03-20 at 18.40.28 1

No Centro Socioeducativo de Uberlândia, a comitiva foi recebida pelo diretor-geral da unidade, Gilson Gonçalves Rodrigues, que, juntamente com sua equipe, fez uma apresentação sobre os quase 12 anos de história do centro. Acompanhado do subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Pinto Coelho Naves, e do secretário adjunto de Justiça, Gustavo Henrique Wykrota Tostes, General Araujo percorreu a unidade, conhecendo toda a infraestrutura e conversando com servidores e adolescentes sobre o cumprimento da medida. O secretário também visitou uma sala de aula e acompanhou a oficina de jardinagem realizada pelos jovens.

"Fomos muito elogiados pela organização e limpeza da unidade. O que a comitiva viu foi um envolvimento grande tanto do corpo diretivo quanto dos servidores, que resultam no sucesso de sermos considerados uma unidade modelo no Estado”, ressaltou Rodrigues. “Estamos aqui para trabalhar em conjunto. Diante de qualquer impasse, encontramos parceiros para nos auxiliar. Trabalhando muito, abrindo as portas e sendo transparentes, colhemos resultados”, completou.

Também participaram da visita ao centro socioeducativo a diretora de Orientação Socioeducativa da Suase, Núbia Vieira de Souza, o diretor-geral do Centro de Internação Provisória de Patos de Minas, Marcus Vinicius de Oliveira Barbosa, e o diretor-geral do Centro Socioeducativo de Uberaba, Wilson Alves Pereira Junior.

Presídio Jacy de Assis

Após a visita ao Centro Socioeducativo de Uberlândia, a comitiva da Segurança Pública foi até o Presídio Jacy de Assis. A unidade prisional do Triângulo Mineiro é a primeira da região e a sétima do Estado a receber uma visita do secretário da pasta. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura prisional, estabelecer metas e um planejamento de ações com o corpo diretivo da unidade para aprimorar as atividades já desenvolvidas no âmbito da humanização do atendimento ao preso e ações de segurança prisional, que inclui capacitação de servidores e investimento em melhorias da estrutura física e equipamentos. Além disso, a visita prevê a elaboração de um diagnóstico da unidade, onde serão observados os pontos favoráveis e desfavoráveis a fim de balizar proposições de melhorias.

WhatsApp Image 2019-03-20 at 18.40.28

Durante a visitação, o General conversou com servidores que atuam em diversas frentes da unidade prisional e enfatizou a importância do atendimento ao preso e da capacitação para os servidores. Ele conheceu a ala feminina e conversou com as internas para avaliar como estava o atendimento ao custodiado. Para o diretor-geral Luciano Evangelista Cunha, a visita do secretário e sua comitiva foi de suma importância para os servidores.

“Nos meus 18 anos de sistema prisional esta foi a primeira visita de um secretário de Estado na nossa unidade. Ele nos deu total liberdade para mostrar e apresentar nossas demandas e dificuldades em menos de 90 dias de governo. Considero extremamente positiva a iniciativa, que nos motiva a continuar nosso trabalho com excelência e seguir buscando sermos melhores profissionalmente a cada dia”, disse Cunha.

Centro de Prevenção à Criminalidade

Durante a tarde, o secretário e sua equipe visitaram o Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC) Centro, que desenvolve o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp) e a Central de Acompanhamento de Penas e Medidas Alternativas (Ceapa). O PrEsp visa garantir o acompanhamento de homens e mulheres que retomam a vida em liberdade após a experiência prisional, buscando favorecer o acesso a direitos sociais e promovendo condições para sua inclusão social. Já a Ceapa tem como objetivo contribuir para o fortalecimento e a consolidação das alternativas à prisão no Estado, pautando ações de responsabilização com liberdade. A subsecretária de Prevenção à Criminalidade da Secretaria de Segurança Pública, Andreza Gomes, que acompanhava a visita, ressaltou que “há um grande avanço dos programas com a rede do sistema de Justiça local”.

WhatsApp Image 2019-03-20 at 18.11.14

Participaram das visitas também a desembargadora Márcia Milanez; a subsecretária de Humanização do Atendimento do Sistema Prisional, Louise Bernardes; o subsecretário de Subsecretaria de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, Wilson Gomes da Silva Junior; o chefe de gabinete da subsecretaria de Segurança Prisional, Primo Leandro; o coordenador de Integração de Inteligência da Segurança Pública, Mauro Sathler Gripp e a coordenadora do Observatório de Segurança pública Cidadã, Ana Werneck.

Fotos: Divulgação Sesp e Seap