A campanha "Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida", nome dado às operações da Lei Seca em Minas Gerais, fechou o cerco à combinação álcool e direção em 30 municípios de forma simultânea na última sexta-feira, 29.03. A ação, que aconteceu em ruas, avenidas e rodovias da capital e de cidades do interior, resultou em flagrantes de 66 motoristas dirigindo embriagados.

Ao todo, 1.668 pessoas foram abordadas e, dessas, 10 foram flagradas cometendo crime de trânsito – quando o teste do bafômetro acusa valores superiores a 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido –, sendo conduzidas à prisão. Também foram registradas 56 infrações – quando o teor alcoólico registrado no etilômetro não ultrapassa os 0,33mg/l. Nesse caso, os motoristas tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) recolhida e receberam multas no valor de R$ 2.934,70. Cinquenta e dois condutores foram flagrados dirigindo sem a CNH e outros seis foram presos por uso e consumo de drogas.

Abordagem Blitz Lei Seca - Omar Freire

De acordo com a coordenadora de ações de trânsito da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), Chistianne Aguiar, as blitze contribuem para a conscientização e a mudança de comportamento dos motoristas. “Os números nos mostram que a fiscalização e a responsabilização dos condutores que insistem na mistura bebida e direção têm ajudado na diminuição do hábito de dirigir alcoolizado”, afirma.

A campanha

A campanha "Sou pela Vida. Dirijo sem Bebida" foi implementada pelo Governo de Minas com foco principal na fiscalização e combate à alcoolemia. Durante as blitze, são fiscalizadas também outras questões que podem contribuir com a segurança das vias, entre elas a habilitação dos condutores e a manutenção dos veículos.

As abordagens, que têm a coordenação da Sesp, contaram ainda com a presença de profissionais da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, BHTrans e Guarda Municipal (no caso das blitze da capital). A Secretaria de Administração Prisional (Seap) também esteve presente com apoio para a condução de motoristas que cometeram crime de trânsito e precisaram ser levados à prisão.

Além da capital, as abordagens da última sexta-feira foram realizadas nos seguintes municípios do interior do Estado: Almenara, Araxá, Barbacena, Brasília de Minas, Caratinga, Contagem, Diamantina, Governador Valadares, Guanhães, Guaxupé, Inimutuaba, Ipatinga, Itajubá, Itueta, Iturama, Janaúba, Juiz de Fora, Lontra, Monte Sião, Nepomucemo, Patos de Minas, Ponte Nova, Pouso Alegre, Santa Rita de Itabira, Taiobeiras, Ubá, Uberaba, Uberlândia e Unaí.

Balanço da campanha "Sou pela Vida. Dirijo Sem Bebida" de 29 de março de 2019

Capturar