O secretário de Estado de Segurança Pública e de Administração Prisional, General Mario Araujo, foi paraninfo, nesta sexta-feira, 17/1, do Curso de Atualização em Segurança Pública (CASP) da Polícia Militar de Minas Gerais. A turma de segundos sargentos – agora aptos a serem promovidos a primeiros sargentos – levará o nome do General.

A cerimônia de formatura e encerramento do CASP aconteceu na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos, que fica no complexo da Academia da Polícia Militar de Minas, em Belo Horizonte. Ao todo, 57 discentes de todas as regiões do Estado concluíram o curso com mais de 220 horas de aulas práticas e teóricas e disciplinas como Gestão de Serviços em Segurança Pública, Direitos Humanos, Análise Criminal, Polícia Comunitária, entre outras. A capacitação durou quatro meses.

 MG 4342 - Credito Pedro Natanael - WEB

A certificação do curso aconteceu, na solenidade, com a inclusão, na farda, do distintivo de conclusão do CASP. Os “padrinhos” e “madrinhas” dos policiais foram os responsáveis por esta aplicação e eram, em sua maioria, pais, mães, maridos e esposas dos formandos.

A oradora da turma, 2º Sargento Isabela Cristina Putton Coimbra, fez questão de destacar o currículo do secretário de Segurança, General Mario Araujo, como razão da sua escolha como paraninfo. Lembrou da sua formação militar, dos 42 anos de serviço prestados ao Brasil e ao Exército e falou de seu exemplo de vida. “Seu exemplo de homem, militar, cidadão e servidor público imbuído de sua missão se assemelha em muito àquilo que traçamos como objetivo de vida e de profissionais que almejamos ser”, disse.

Já o comandante da Polícia Militar de Minas Gerais, Cel. Giovanne Gomes, citou bravura, dedicação e serenidade ao se referir ao cumprimento da nova missão do General Araujo, agora à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública. “Essa homenagem é uma forma de reconhecimento a todo trabalho que vem sendo realizado pela Segurança Pública do Estado. Pelo respeito e atenção dados à nossa Polícia Militar de Minas Gerais e, em especial, a este comandante”.

A melhor versão de cada um
Como paraninfo, o General Mario Araujo fez questão de ressaltar a honra em participar da formatura do Curso de Atualização em Segurança Pública e de ter a oportunidade de se dirigir a todos os formandos e demais pessoas que tornaram aquele momento possível.

IMG 0561 - Credito Pedro Natanael - WEB

Disse que, por força do destino, boa parte da sua vida profissional foi dedicada a transformar o comportamento das pessoas e multiplicar conhecimentos aplicados, por isso, estava à vontade para deixar palavras aos presentes. O paraninfo falou sobre a importância do servir, do respeito, da necessidade de agir sem “titubeios, bravatas, truculências e excessos” e da importância de se viver a vida em plenitude, sendo sempre a melhor versão de cada um.

Formatura PMMG 2 - Crédito Pedro Natanael 2 - WEB


Confira aqui o discurso do secretário de Segurança Pública, General Mario Araujo, como paraninfo da formatura do Curso de Atualização em Segurança Pública (CASP) da Polícia Militar.

 

Crédito fotos: Cabo Leonardo Natanael Mendes/PMMG