Muitas pessoas que são dependentes do cigarro gostariam de parar de fumar ou já tentaram pelo menos uma vez. Algumas conseguem permanecer um período longe do tabaco, mas por diversos motivos acabam retornando ao vício. Considerando que a informação é a melhor maneira de convencer alguém dos malefícios que o cigarro pode fazer à saúde, a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), promoveu, na manhã desta sexta-feira (31/5), Dia Mundial Sem Tabaco, o workshop “Tabagismo e Formas de Abordagem”. O objetivo foi fazer um alinhamento sobre práticas efetivas de atenção ao uso prejudicial do cigarro.

Cerca de 30 profissionais do sistema de Segurança, da Assistência Social, da Saúde e demais áreas interessadas na temática assistiram a uma palestra do psicólogo Wagner Prazeres Santos, referência do Programa de Controle do Tabagismo da Superintendência Regional de Saúde do governo do Estado.

Coordenador do Programa de Controle ao Tabagismo no município de Matozinhos, Luiz Henrique Prado é um dos profissionais que esteve presente no workshop. Para ele, palestras como essa são importantes para atualizar a forma de abordagem aos usuários, além de oferecerem novas perspectivas sobre o assunto. “A gente sabe que o tabagismo é um problema de saúde pública e que é preciso urgentemente solucionar essa questão”, afirmou.

De acordo com a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Fabiane Rodrigues, o tabagismo impacta diretamente na produtividade e na qualidade do trabalho dos usuários. “Eu vi que temos profissionais de Recursos Humanos aqui que atuam na área da saúde do servidor. Tê-los aqui é fundamental para que possamos qualificar a atuação desses técnicos junto aos servidores, estruturando uma abordagem que ofereça um tipo de assistência específica para os tabagistas”, explicou. Ainda segundo Fabiane, esse cuidado é muito importante “não só pela saúde do servidor, como também por questões de produtividade que são afetadas”.

A psicóloga Cristiane Dantas, que trabalha diretamente com questões de saúde de funcionários, acredita que ampliar seus conhecimentos sobre o assunto é fundamental para que consiga fazer uma boa abordagem em futuros atendimentos. “O nosso papel é orientar, mostrar que existem maneiras de parar de fumar e oferecer apoio psicológico para que, consequentemente, a pessoa se sinta motivada a deixar o vício e mudar de vida”, esclareceu.

Dia Mundial Sem Tabaco

O Dia Mundial Sem Tabaco foi criado pelos Estados-membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987 e é comemorado todos os anos em 31 de maio. O objetivo da data é aumentar a conscientização sobre os efeitos prejudiciais do uso do tabaco e da exposição ao fumo passivo e desencorajar esse uso em qualquer uma de suas formas.

O tema deste ano é “Tabaco e Saúde Pulmonar”. A campanha destaca os efeitos negativos que o tabaco exerce sobre a saúde dos pulmões, desde o câncer até as doenças respiratórias crônicas, bem como a importância crítica dos pulmões para a saúde e o bem-estar das pessoas.

Fotos e texto: Poliane Brandão