Quem passou pelo cruzamento das avenidas Carandaí e Alfredo Balena, no centro da capital, na manhã desta terça-feira (25/6), foi abordado por profissionais da Política sobre Drogas da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) para uma breve conversa sobre o uso nocivo do álcool. A ação faz parte das comemorações da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, realizada até esta quarta-feira, 26, Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas. Neste ano, o foco das ações está centralizado no uso abusivo de álcool.

blitz supod 25.06

Durante a blitz, pedestres foram abordados e receberam orientações e materiais informativos, com alertas sobre os riscos do alcoolismo e os agravos à saúde mais relacionados ao uso abusivo de bebidas. Os serviços oferecidos pelo Estado para quem tem problemas com o alcoolismo também foram informados a quem passou pela blitz.

Jaqueline Teixeira, 32 anos, estava com a filha de sete anos que tinha acabado de buscar na escola. Para ela, ações como a desta terça-feira são importantes para fazer com que as pessoas repensem suas relações com a bebida. “Cada vez mais a gente percebe abuso na ingestão de álcool e tudo parece muito normal porque é uma droga legalizada. Mas a discussão sobre o uso abusivo e de seus malefícios são muito importantes”, opinou.

O principal objetivo da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, da Sesp, organizadora da semana de conscientização, é chamar a atenção para as consequências em todas as esferas sociais do uso das drogas.

blitz supod abordagens

 

Para a subsecretária de Politicas Sobre Drogas da Sesp, Fabiane Oliveira, o álcool continua sendo a droga com maior prevalência de consumo no país, com impactos sociais, na saúde e na segurança pública. “A discussão sobre prevenção e a constante conscientização precisa ganhar destaque, para combater a ideia de banalização do álcool, por isso a escolha do tema”.

A banda da Guarda Municipal de Belo Horizonte foi parceira na blitz desta terça e esteve presente animando os trabalhos e chamando a atenção dos transeuntes. Marina Souza, 17 anos, é estudante de um colégio da região e parou com alguns colegas para assistir a apresentação. Durante a abordagem, “brincou” com os amigos chamando a atenção o lado sério da discussão sobre o assunto. “A gente vê muitas pessoas do colégio que acham bonito sair e ficar bêbados. Muitas vezes dão vexame e chegam na segunda-feira na aula sem conseguir prestar atenção. Acho que somos muito jovens para abusar desta forma. Espero que essa blitz tenha feito acender a luzinha da atenção em alguns”, disse.

blitz supod banda GMBH

Ação nos bares

Pra finalizar o penúltimo dia da Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas, na noite desta terça-feira, estão previstas ações de sensibilização da população e de proprietários de bares e restaurantes, em parceria com a Abrasel. O objetivo é que os garçons dos bares auxiliem, dando orientações aos consumidores. Também haverá um botton adesivo do “Motorista Amigo da Rodada”, que será distribuído aos frequentadores eleitos na roda de amigos. A ação acontecerá nos bares da Avenida Prudente de Moraes (região Sul da Capital).

Texto e fotos: Poliane Brandão