As cidades históricas de Diamantina e São João Del Rei estão contando com serviço de detentos em obras de manutenção e limpeza urbana. As parcerias firmadas entre presídios e órgãos municipais revitalizaram construções antigas dos munícipios que fazem parte do roteiro turístico de ambas as cidades. Localizadas na Estrada Real, maior rota turística do país, a história de Minas Gerais tem ganhado o esforço de presos que dia a dia deixam ainda mais bonitos os municípios e suas ruas repletas de vida.

Em Diamantina, desde 2017, o presídio mantém uma parceria com a prefeitura da cidade. Atualmente, 16 presos prestam serviços de manutenção em prédios públicos e na limpeza urbana do município. O último trabalho foi a revitalização do Largo Dom João e da Praça das Missões, importantes pontos turísticos da cidade. O projeto ganhou o nome de Reintegração e foi idealizado no final do ano de 2016.

A iniciativa se diferencia em comparação a outras parcerias de trabalho externo por empregar detentos do regime fechado. Eles possuem autorização do juiz de Execução da Comarca e do Ministério Público para saírem todos os dias da semana. Pela atividade laboral realizada, os presos recebem ¾ do salário mínimo e remição de pena, em que a cada três dias trabalhados um é remido da sentença. Para o diretor-geral da unidade prisional, José Maria dos Santos Malta, o projeto beneficia a todos os envolvidos: população da cidade, sistema prisional, presos e prefeitura.

“O cidadão fica satisfeito ao ver que o detento não está ocioso, e sim prestando serviços e ressarcindo a sociedade de alguma forma. Eu como diretor do presídio, percebo que essa ação ajuda o Estado na questão de liberar mais vagas com mais rapidez, e reduzindo o custo de manutenção do preso na carceragem. Além disso tudo, esse trabalho consegue devolver ao preso uma autoconfiança, quando ele recebe seu salário no final do mês e vê o fruto do seu esforço e suor. Ele sai da unidade prisional com uma outra mentalidade, focada em trabalhar”, relata Malta.

Estação Ferroviária

Cinco presos do Presídio de São João Del Rei trabalharam durante dez dias do mês de maio na revitalização do muro da Estação Ferroviária da cidade. O local abriga a tão famosa Maria Fumaça que liga as cidades de São João Del Rei e Tiradentes, e é um importante ponto turístico da cidade. Nos últimos anos, o muro que protege a estação sofreu com ação de alguns vândalos e estava em péssimas condições. A Secretaria de Cultura do município juntamente com a Associação Comercial e Industrial de São João Del Rei procuraram o diretor-geral do presídio para propor a parceria, que foi aceita de imediato.

Os presos receberam autorização judicial do Juiz de Execução da comarca. Pelo trabalho realizado eles ganharam remição de pena. O projeto é piloto, e a intenção é que mais presos sejam empregados em outras obras de revitalização da cidade. Segundo o diretor-geral do presídio, Emanuel Assunção, como morador da cidade foi ótimo ver um ponto turístico tão importante da cidade restaurado.

“Na minha opinião, a iniciativa e um grande passo para a ressocialização dos detentos que através da sua mão de obra puderam sentir valorizados diante á sociedade. a Estação é um ponto turístico de grande visibilidade no cenário histórico mineiro, visitado por um grande número de turistas e muitas vezes sendo cenário de filmes e novelas. este tipo de ação é de suma importância para a reintegração do preso junto à sociedade, além de trazer grandes benefícios para a cidade” afirma Assunção.

Por Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Ascom Sejusp