Quando as inciativas são boas, devem ser multiplicadas. Essa é a ideia da comitiva do Governo do Estado de Pernambuco que esteve em Belo Horizonte na quarta-feira (10/7) para conhecer os programas de prevenção à criminalidade executados em Minas Gerais. Os representantes pernambucanos se reuniram com a subsecretária de Prevenção à Criminalidade, da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Andreza Gomes, superintendentes, diretores, gestores e técnicos da pasta que atuam nos programas Mediação de Conflitos e Fica Vivo!.

Durante a parte da manhã, as reuniões foram técnicas, para que a equipe pudesse compreender o funcionamento da gestão dos programas. Participaram a subsecretária, seus superintendentes e diretores. Além disso, a comitiva também se reuniu com a Diretoria de Apoio Operacional da Polícia Militar, responsável pela coordenação da Polícia Comunitária (Agrupamento Gepar – Grupo Especial de Policiamento em Área de Risco), que é parceira dos programas nas comunidades.

comita na oficina 2

Para a subsecretária Andreza Gomes, “receber a comitiva de Pernambuco reforça a referência que a política de prevenção de Minas é para os outros estados da federação enquanto estratégia efetiva na redução da violência e criminalidade onde atua”. Ela disse, ainda, que “servir de inspiração é sempre um motivo de orgulho e de certeza que se está no caminho certo”.

No período da tarde o grupo conheceu na prática o funcionamento de um Centro de Prevenção à Criminalidade (CPC). No CPC visitado, a gestora fez uma breve apresentação de como são realizados os atendimentos dos programas, os desafios da região, os casos de sucesso e falou sobre a satisfação de ver a mudança acontecendo na comunidade. Em seguida, a comitiva visitou uma oficina do programa Fica Vivo!, que é um case de sucesso de Minas Gerais na área da prevenção à criminalidade.

“Ver tudo isso aqui só reforça a nossa ideia de que a prevenção é o caminho e que o trabalho realizado aqui em Minas é muito inspirador”, afirmou a secretária Executiva de Articulação e Prevenção Social ao Crime e à Violência, em Pernambuco, Mila Aguiar, ao ouvir os relatos dos jovens que participam da oficina de música do Fica Vivo! Jardim Leblon.

comitiva no CPC

Oficineiro do Fica Vivo! há nove anos, Junio Tio Capone, recebeu emocionado a comitiva. “É um orgulho muito grande, após anos de muita dedicação, poder apresentar nosso programa para outros estados. Me sinto muito realizado por servir de inspiração não só para os jovens nesse momento” disse.

Os representantes encerram a visita satisfeitos com o que viram durante todo o dia e certos de que levam na bagagem, além de histórias, muito mais conhecimento para poder aplicar nas políticas de prevenção de Pernambuco. “Não é só a execução de uma política pública, tem um empenho pessoal muito grande de todos. Para nós que trabalhamos no planejamento, toda oportunidade que temos de ver os programas na ponta se realizando é importante para que possamos materializar os projetos”, disse a secretária Executiva de Gestão por Resultados, da Secretaria de Estado de Planejamento de Pernambuco (Seplag PE), Pâmela Alves.

Vieram na comitiva também o secretário de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas, Clovis Benevides; o secretário Executivo de Políticas Sobre Drogas, Ronaldo Targino; o gerente Geral de Gestão por Resultados da Seplag PE, Ryan Amorim e o chefe de Gabinete do secretário Executivo de Defesa Social, TC Torres.

Texto e fotos: Poliane Brandão