O vice-governador Paulo Brant participou nesta segunda-feira, (22/7), da cerimônia de formatura dos alunos do Programa de Socioaprendizagem do Complexo Penitenciário Público Privado (CPPP) de Ribeirão das Neves. O complexo é gerido pela Gestores Prisionais Associados (GPA), que é a primeira parceria público-privada para o Sistema Prisional realizada no Brasil.

O Programa de Socioaprendizagem, que nesta edição-piloto beneficiou 25 presos, sendo 22 do regime fechado e três do regime semiaberto, é uma parceria entre a GPA, a Construtora MRV e a entidade de assistência social Rede Cidadã.

content mev 3399

Durante os 11 meses do programa os alunos tiveram registro profissional feito pela MRV e receberam aulas sobre recursos humanos, setor administrativo, contabilidade e logística, tornando-se técnicos em serviços administrativos.

Recuperação

“Eu tenho absoluta convicção de que a maioria esmagadora dos detentos são pessoas que querem se recuperar”, afirmou o vice-governador. Falando sobre a iniciativa do Programa de Socioaprendizagem, Paulo Brant disse que a experiência da GPA tem que ser replicada, várias vezes. “É uma semente que a gente vê na resolução do problema prisional brasileiro, que é grave”, pontuou.

MEV 3497

O secretário de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, disse acreditar que, para muitos dos presos, aquela era a primeira formatura. E completou: “Isso é muito bom, porque marca este momento no processo de ressocialização dos nossos internos. Temos orgulho de dizer que Minas Gerais é o estado que mais atividade laboral realiza com seus detentos no Sistema Prisional. São cerca de 18 mil internos em atividade laboral”, disse o general, ao se referir à importância do trabalho na ressocialização dos presos.

MEV 3369

Gestores

O diretor-presidente da GPA, Rodrigo Gaiga, fez questão de lembrar aos formandos, que a formatura é só o começo. “Vocês têm que ser um exemplo”, afirmou. Já o diretor-executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV, Raphael Lafetá, cumprimentou os presos dizendo que “estudar não é fácil. Isso vai abrir portas para vocês”.

Após a entrega dos certificados, o vice-governador e demais autoridades fizeram uma visita às instalações do CPPP da GPA. Participaram também da cerimônia o diretor de Relações Institucionais da GPA, Marcos Pacheco; o superintendente regional do Trabalho do Ministério da Economia em Minas Gerais, João Carlos de Amorim; a presidente do Servas, Alexia Paiva; o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado; e o diretor-executivo da Rede Cidadã, Fernando Alves; entre outras presenças.

MEV 3606

Fotos: Marco Evangelista/Imprensa MG

Enviar para impressão