Foi lançado nesta sexta-feira (23/8), na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, o Programa Descubra de Incentivo à Aprendizagem Profissional. Ele é resultado de uma cooperação interinstitucional inédita entre 11 órgãos públicos municipais, estaduais e federais.

DESCUBRA 1

O objetivo do Descubra é ampliar as oportunidades para adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade na participação em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional, em todo o Estado de Minas Gerais.

Para o subsecretário de Atendimento Socioeducativo, Bernardo Naves, a profissionalização é a peça chave para os adolescentes traçarem novos caminhos em suas vidas. “Quero enaltecer o envolvimento de todos os parceiros no programa e reafirmar o compromisso em trabalhar pela capacitação profissional dos jovens. Este é um marco importante em uma caminhada já iniciada”, destacou o subsecretário.

DESCUBRA 4

As ações são voltadas especialmente para jovens em cumprimento de medidas socioeducativas que estão internados em unidades da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). Serão beneficiados também os egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil.

A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, falou sobre união dos órgãos na ação. “Estamos aqui hoje demonstrando a união de esforços de várias entidades que trabalham articuladas para poder realizar esse programa. Temos de continuar unidos para que possamos levar o trabalho que começa aqui, para todas as regiões do estado”.

DESCUBRA-3

Jucá também passou uma mensagem de incentivo aos jovens. “Aproveitem essa porta que está se abrindo, aproveitem para sonhar, ter objetivos, foquem em estudar para serem adultos com autonomia e cidadania. Sonhem com essas oportunidades, pois nossa vida é movida por sonhos”, ressaltou.

Entre as principais ações da Sedese no Programa Descubra estão a divulgação junto às redes de atendimento socioassistencial dos municípios, o incentivo à abertura de vagas de aprendizagem, a contribuição para a ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional por meio da Subsecretaria de Trabalho e Emprego e da UTRAMIG, além da orientação e esclarecimento junto aos gestores municipais sobre a importância de atuarem como entidades concedentes.

DESCUBRA 2

Formalização

O Programa Descubra foi assinado pelos seguintes órgãos e instituições:

Governo Federal - Superintendência Regional do Trabalho em Minas Gerais;
Governo do Estado de Minas Gerais – Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese)
Prefeitura de Belo Horizonte - Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (SMASAC) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE)
Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG)
Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG)
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac)
Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI.

Texto: Bernardo Carneiro

Fotos: Dirceu Aurélio