“Cuidando de quem cuida”. Essa foi a proposta do seminário que aconteceu nesta segunda-feira (30/9) no Centro Socioeducativo Santa Terezinha. O evento reuniu 70 servidores do Sistema Socioeducativo de Belo Horizonte e contou com a palestra da secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Petrúcia de Melo.

WhatsApp Image 2019-09-30 at 17.16.05

Em sua fala, Petrúcia buscou levar para os servidores a importância dos autocuidados que eles devem ter consigo mesmos e como estas atitudes podem refletir no trabalho realizado. “É de grande relevância valorizar esse agente e esse técnico que está todos os dias com os adolescentes. Valorizá-los significa entendê-los como pessoas que têm a função de transformar a vida desses jovens, contribuir nessa formação, e isso para nós é algo grandioso. Um profissional preparado e identificado com o que ele faz tem com certeza resultados fantásticos no seu trabalho.”.

A iniciativa do seminário de valorização do servidor partiu do diretor-geral do Centro Socioeducativo do Horto, Bruno Campos, e contou com o apoio do Projeto ComPaixão, ligado à Igreja Batista. Segundo o diretor, o objetivo da ação é a integração entre todos os servidores e todas as unidades socioeducativas. “Nós resolvemos unir com as outras unidades da região e realizar essa ação de valorização dos servidores, do agente de segurança socioeducativo e do técnico. Os temas buscam mostrar a importância do tratamento dado ao adolescente”.

O seminário também contou com a palestra do consultor da empresa Sttado, Thales Guedes, que é pesquisador na área de proteção de dados e segurança da informação, e abordou sobre o tema e a importância de proteger as informações online. O superintendente de Atendimento ao Adolescente, Guilherme Rodrigues, também esteve presente.

WhatsApp Image 2019-09-30 at 17.16.06

O supervisor de Segurança do Centro Socioeducativo do Horto, Rômulo Assis, foi um dos ouvintes e gostou muito da ação. “É diferente esse tipo de evento, e é sempre bom ter mais, deveria ser contínuo. As palavras da secretária foram importantes, pois ela falou sobre o papel do agente e de todos os servidores do sistema. É algo muito bom, é único isso, o servidor tem que conhecer quem está na outra ponta. Ter essa referência tão perto da gente nos engrandece”.

Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente

A Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA) é responsável pela condução da política nacional de promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes, vinculada à pasta dos Direitos Humanos do Governo Federal. Possui a função primordial de apoiar ações intersetoriais, interinstitucionais e interfederativas, promovendo a articulação de diversos órgãos e sociedade civil.

Entre as políticas que coordena estão o fortalecimento do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes; a política nacional de convivência familiar e comunitária; o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase); o Programa de Proteção de Adolescentes Ameaçados de Morte e as ações de prevenção e de enfrentamento do abuso e da exploração sexual.

WhatsApp Image 2019-09-30 at 17.16.04

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Dirceu Aurélio

Enviar para impressão