Um moderno Sistema de Videomonitoramento (SVM) com 95 câmeras começa a ser operado nesta semana no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte. No novo sistema, há quatro câmeras “speed dome”, instaladas ao redor da unidade prisional. Os equipamentos possuem lente zoom capaz de aumentar em até 30 vezes cenas suspeitas, com movimentos de 360°.

CFTV Ceresp Gameleira

Por meio de verba pecuniária, no valor de R$ 180 mil, foi possível comprar esses equipamentos e mais cinco monitores, estação de monitoramento e ainda construir a sala do Sistema de Videomonitoramento (SVM) na unidade.

Para o diretor-geral do Ceresp Gameleira, Carlos Alberto de Almeida Tursi, a tecnologia é eficiente e de grande valia para a segurança da unidade prisional e da comunidade. “As câmeras alcançam também toda a área das muralhas, interna e externamente”, comemora o diretor.

Os agentes de segurança penitenciários receberão treinamento de oito horas, com técnicos da empresa fabricante, para operar os equipamentos da sala de monitoramento. Por meio deles, é possível visualizar toda a área carcerária e muralhas da unidade.

O juiz Marcelo Augusto Lucas Pereira, da Vara de Execução Criminal da Comarca de Belo Horizonte, explica que a verba foi liberada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais e administrada pelo Conselho da Comunidade da Comarca de Contagem. “Estamos realizando um sonho antigo desta unidade prisional. O sistema trará mais segurança a todos e vai, inclusive, resguardar o trabalho dos servidores”, reforça.

Texto e foto: Bernardo Carneiro