Patos de Minas, na região do Alto Paranaíba, recebe, nesta quarta-feira (13/11), um Núcleo de Assistência à Família (NAF), que irá atender familiares de presos do município e também das cidades de Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário. Instalado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) de Patos, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), o novo núcleo tem a previsão de atender cerca de 2.000 famílias.

O NAF Patos de Minas vai prestar assistência a familiares de detentos acautelados no Presídio de Sebastião Satiro, em Patos de Minas, no Complexo Penitenciário Nossa Senhora do Carmo, em Carmo do Paranaíba, e no Presídio de Presidente Olegário. Cadastro de visita, transferências de presos e assinatura de documentos são alguns dos serviços ofertados aos familiares e amigos dos detentos que cumprem pena ou aguardam julgamento nessas unidades. Atendimentos com assistentes sociais também são realizados no local.

NAF Patos de Minas 2

Para a diretora de Assistência à Família da Superintendência de Humanização do Atendimento, vinculada ao Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), Judsônia Pereira, o local vai favorecer muito a região e o atendimento às famílias. “É uma forma de humanizar o atendimento e oferecer uma estrutura adequada, com profissionais treinados e capacitados para atender os familiares e amigos dos detentos da melhor forma possível. Além disso, o NAF também tira esses familiares das filas das unidades prisionais”, explica.

A diretora esclarece que a ideia do novo núcleo é atender a toda a 10ª Região Integrada de Segurança Pública (10ª Risp). “A intenção é que futuramente os Presídios de Coromandel, Patrocínio e Monte Carmelo também sejam atendidos. Outra novidade prevista é a implantação do módulo de visitação do Sistema Integrado de Gestão Prisional (Sigpri), de forma a atender, em um ambiente online, cada vez mais pessoas de forma ágil”, ressalta.

Atendimentos

Além dos cadastros de visitas e informações sobre transferências, os cidadãos ainda podem, no NAF, solicitar orientações e apresentar denúncias, reclamações e pedidos relacionados a trabalho, ensino e saúde dos presos. O núcleo encaminha as demandas para as unidades prisionais ou demais setores da Secretaria para as devidas providências.

O serviço prestado em Patos de Minas faz parte de um total de 26 NAFs espalhados por todo o Estado. Os núcleos são sempre dispostos em locais estrategicamente escolhidos de modo a facilitar o acesso dos familiares de presos, além de diminuir a demanda dos assistentes sociais de cada unidade, que passam a focar o seu trabalho na assistência direta aos presos.

Serviço:

NAF PATOS DE MINAS
Endereço: Rua José de Santana, nº 1307, Centro - Patos de Minas/MG
Telefone: (34) 3821-3445
Funcionamento: Segunda a Sexta-feira: 08h às 17h
Unidades prisionais atendidas: Patos de Minas, Carmo do Paranaíba e Presidente Olegário

Texto: Lara Nassif

Foto: Divulgação/Sejusp

Enviar para impressão