Alfenas, no Sul do Estado, será a cidade piloto de um novo programa de Prevenção à Criminalidade do Governo do Estado, a partir desta quarta-feira (27/11). Chamado de Selo Prevenção Minas, o novo projeto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) vai atuar como uma espécie de consultoria qualificada para municípios, ajudando no diagnóstico das especificidades do cenário da criminalidade local e propondo ações de prevenção à criminalidade. A ideia é qualificar as ações desenvolvidas para evitar que o crime aconteça.

WhatsApp Image 2019-11-27 at 17.39.32

A partir da assinatura do Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Alfenas e o Estado, realizada nesta quarta-feira, está previsto que a Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade da Sejusp - responsável pela execução do Selo Prevenção Minas - institua uma comissão municipal de prevenção à criminalidade e, logo em seguida, coordene a elaboração de um diagnóstico de segurança pública local. Este diagnóstico será desenvolvido em parceria com especialistas e acadêmicos da Fundação João Pinheiro e vai buscar traçar um raio-x das dinâmicas criminais do município de Alfenas.

Este perfil detalhado de como a criminalidade atua em Alfenas será, então, a matéria prima do trabalho da equipe do Selo Prevenção Minas: de posse das informações, serão propostas ações de intervenção, a partir de um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade.

"Fazer mais com menos, é isso que estamos tentando fazer em Minas e é isso que o Selo Prevenção Minas significa. Estamos buscando parcerias com as Prefeituras para que, juntos, possamos trazer mais resultados para a redução da criminalidade e para a transformação dos ambientes", ressaltou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, General Mario Araujo.

Vale ressaltar ainda que, para que o Estado certifique o município com o Selo Prevenção Minas, ou seja, para que ele seja qualificado como cidade que realiza ações qualificadas de prevenção à Criminalidade, é preciso que o Executivo local cumpra determinados requisitos.

WhatsApp Image 2019-11-27 at 19.23.39

"O novo programa significa uma estratégia de capilarização de atividades e ações de prevenção em todo o Estado. Uma forma também de se pensar junto com a sociedade, por meio de uma comissão de prevenção à criminalidade, ações que possam enfrentar, combater e prevenir essa criminalidade, de acordo com a necessidade de cada município", ressaltou a superintendente de Prevenção à Criminalidade da Sejusp, Flávia Mendes.

Fotos: Divulgação/Sejusp