Oito adolescentes em cumprimento de medida no Centro Socioeducativo (CSE) de Sete Lagoas, na região Central de Minas, concluem, nesta sexta-feira (6/12), cursos técnicos para bombeiro hidráulico e para eletricista na Fundação Municipal de Ensino Profissionalizante (Fumep). Além da profissionalização, o aprendizado do novo ofício aponta a possibilidades de novos caminhos para quando os jovens deixarem a unidade.

Os acautelados foram igualmente distribuídos em cada uma das duas turmas, nas quais estiveram durante o período da tarde nos últimos dois meses. Pela manhã, eles frequentam o Ensino Médio na mesma escola.

O programa se dá em parceria com o Ministério Público de Minas Gerais e com o Poder Municipal desde 2015. A prefeitura oferece o transporte para os jovens, que acontece com o acompanhamento de agentes da unidade. No total, 254 rapazes do CSE já se beneficiaram da formação técnica, cujas áreas de atuação foram escolhidas por demanda deles próprios.

Normalmente, a grade da educação profissionalizante na Fumep dura dois anos. No entanto, devido à brevidade das medidas cautelares no socioeducativo, a ementa foi adaptada para que fosse concluída em apenas dois meses. Assim, os alunos deixam a fundação com noções básicas para construir toda a estrutura hidráulica ou elétrica de uma residência.

De acordo com a diretora de atendimento da unidade, Carine Cota, o retorno apresentado pelos professores é de que os estudantes apresentam um excelente desenvolvimento e reiteram com frequência a relevância das aulas para o futuro deles.

“Os cursos profissionalizantes ofertados pela Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas são extremamente valorizados pelos adolescentes. Eles adquirem conhecimento técnico e profissional, viabilizando oportunidades para que consigam ter perspectivas concretas de inserção no mercado de trabalho”, afirma Carine.

Na segunda-feira (9/12), a exibição de um filme relacionado ao conteúdo do curso, a entrega de certificados e um lanche compartilhado fecham as atividades do ciclo. As próximas classes serão abertas em fevereiro de 2020.

Texto: Paula Machado

Fotos: Divulgação Sejusp