Policiais militares e civis da 14ª Região Integrada de Segurança Pública (14ª Risp) começaram, nesta quinta-feira (5/12), a Operação Natalina 2019 e Férias Seguras 2020 em Curvelo e região. A ação conjunta foi lançada na Praça da Estação local e visa aumentar a segurança nos 52 municípios pertencentes à 14ª Risp. O Corpo de Bombeiros Militar e o Sistema Prisional também darão apoio na execução dos trabalhos.

Diversas atividades foram realizadas ao longo do primeiro dia, como blitz educativa e verificação de documentos de veículos e condutores. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também contribuiu com a operação, disponibilizando o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) Móvel e a Plataforma de Observação Elevada (POE), unidades móveis que reúnem avançada tecnologia de monitoramento.

De acordo com o chefe do 14º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral André Pelli, nesta época do ano normalmente ocorre um aumento da criminalidade em razão das datas festivas de fim de ano, e a ação conjunta é uma medida preventiva e proativa no combate à violência. “A participação em conjunto destas instituições significa um marco expressivo na integração das forças de segurança“, afirma o delegado.

Durante o evento, o coronel Leonardo Carvalhar Maciel, comandante da 14ª Região de Polícia Militar, agradeceu aos policias militares pelos resultados positivos alcançados em 2019. Segundo ele, a partir desta quinta-feira, ocorrerá o reforço do policiamento nas localidades, “observando o princípio da antecipação ao delito e priorizando a atuação preventiva, de forma a prevenir e reprimir o crime em suas diferentes formas, com foco na apreensão de armas de fogo e drogas”. “Assim, buscamos proporcionar ao cidadão um clima de tranquilidade durante as compras e viagens”, acrescenta.

Central de Bloqueio de Celulares

Também na quinta-feira (5/12), cerca de 80 policiais civis e militares participaram de uma palestra instrutiva sobre o uso da Central de Bloqueio de Celulares do Estado de Minas Gerais (Cbloc). A iniciativa, da Sejusp, facilita a inutilização de celulares furtados e roubados, considerados uma das principais moedas de troca no mundo do crime. O sistema pode ser utilizado por qualquer mineiro de forma gratuita e fácil, já que para bloquear o celular e proteger dados pessoais como fotos ou caminhos de GPS salvos, só é preciso o número da linha.

O objetivo foi informar aos policiais como a Cbloc funciona para que possam orientar os cidadãos que venham a usar o sistema. A atividade ocorreu em Curvelo e foi transmitida para os servidores da segurança dos municípios polos da 14ª Risp - Pirapora, Capelinha e Diamantina. Ao menos um policial militar de cada um dos 52 municípios da região participou.

A palestra foi ministrada pelo assessor da Superintendência de Integração e Planejamento Operacional da Sejusp, Michael Guimarães. “A recepção foi muito boa por parte dos policiais. É um momento de integração entre as instituições de segurança da região e de apoio ao projeto da Cbloc, que vai possibilitar o bloqueio de celulares de formal mais célere”, destaca Michael. “Também foi uma ótima oportunidade de divulgar a central, visto que muitas regiões ainda não conhecem o sistema. O balanço é muito positivo, e a nossa intenção é que possamos fazer essas palestras em outras regiões do Estado”, finaliza.

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Sejusp