Representantes da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e das forças de segurança mineiras estiveram reunidos em uma cerimônia comemorativa aos 15 anos do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), na tarde desta terça-feira (10/12), no prédio Alterosas da Cidade Administrativa. No local funcionam as comunicações operacionais da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros Militar, realizadas por meio dos números 190, 197 e 193, respectivamente.

A integração, instituída em 2004, possibilitou a melhoria dos processos de teleatendimento e de despacho de viaturas das três instituições de segurança, bem como o intercâmbio de informações entre elas e a liberação de efetivo policial. O resultado é a maior qualidade e agilidade no serviço prestado à população. Desde a sua criação, o CIAD recebeu mais de 87 milhões de ligações, registrando uma média de 5,8 milhões de telefonemas por ano, 487 mil por mês e 16 mil chamadas diárias.

Em julho de 2018, deu-se início à migração da CIAD para a Cidade Administrativa. Então, o teleatendimento teve expansão de 61 para 82 cabines atuais; e o número de cabines de despacho subiu de 31 para 48. O centro atende às Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) 1,2 e 3, contemplando as regionais de Belo Horizonte, Contagem e Vespasiano, contabilizando o total de 43 municípios amparados.

Sinergia

Ao integrar a mesa do evento, o diretor de Apoio Operacional da Polícia Militar, Coronel Alexandre Magno, representante do comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Giovane Gomes da Silva, ressaltou os avanços do Centro Integrado nos últimos anos. "Tive a oportunidade de conhecer outras organizações policiais pelo Brasil e posso garantir que a estrutura do CIAD, no prédio Alterosas, não deve em nada às demais instituições policiais e de bombeiros pelo país. O grande diferencial que percebo no nosso sistema é o ambiente de sinergia em que convivemos", afirma Magno.

De maneira semelhante, o subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, General Nilton Moreno, destacou a importância dos esforços empenhados pelo CIAD. "Eu trago uma mensagem do General Mario Araujo, nosso secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, no sentido de honrar os integrantes de nossas forças de segurança e nossos atendentes pelos serviços que prestam à população mineira. O sonho começou lá atrás, em 2003, através da ativação de um decreto próprio que instituiu duas estruturas similares, realizadoras de um trabalho diferenciado e anônimo: o próprio CIAD, que hoje comemoramos, e o nosso Centro Integrado de Defesa Social", salientou Moreno.

Também compuseram a mesa o chefe do Centro de Operações de Bombeiro Militar, Tenente Coronel Giancarlo Augusto de Paula, em nome do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel Edgard Estevo da Silva; e o superintendente de Informações e Inteligência Policial da Polícia Civil, delegado-geral Ivan José Lopes, representando o chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wagner Pinto.

Durante a cerimônia, servidores da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros e teleatendentes do CIAD foram homenageados e receberam certificados de agradecimento pelo exímio trabalho prestado.

Texto: Paula Machado

Fotos: Dirceu Aurélio/ Ascom - Sejusp