O governo de Minas, por meio das Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), recebeu documento formalizando pedido para instituição da primeira Câmara Temática mista que vai trabalhar especificamente a melhoria das condições de segurança nas áreas rurais do Estado. A solicitação foi entregue por entidades que representam os produtores rurais em reunião conjunta realizada na tarde desta terça-feira (17/12) em Uberaba, no Triângulo Mineiro, com a presença dos secretários de Segurança Pública, General Mario Araujo, e de Agricultura, Ana Valentini. O documento será despachado com o governador Romeu Zema e levado ao Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, para deliberação e ativação formal da Câmara Temática.

Durante o evento, realizado na sede do Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba, representantes de sindicatos, cooperativas e associações rurais apresentaram aos secretários e comandantes regionais da Polícia Militar e Polícia Civil suas principais demandas relacionadas ao enfrentamento da violência no campo. Os secretários, por sua vez, debateram soluções, planos de ação e projetos já implementados e que serão intensificados. Entre essas soluções estão a ampliação das câmeras de segurança com leitores de placas em rotas de fuga, o cadastro de propriedades rurais, a interlocução das redes de vizinhos com a Polícia Militar, as trocas de informações entre os Estados que fazem divisa com o Triângulo, a intensificação de fiscalizações e a reativação da Delegacia Rural de Uberaba com o aporte de novos investigadores e escrivães para a região.

Em sua fala, o secretário de Segurança Pública ressaltou que a criminalidade é um fenômeno multicausal e por isso a importância da reunião de todos os atores na busca por soluções conjuntas. “Vamos estabelecer um cinturão de segurança nessas áreas e articular um encontro com os secretários de segurança de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás para troca de informações e desenvolvimento de ações integradas”, destacou General Araujo. “Estamos construindo soluções com planos de ação, sem promessas que não poderemos cumprir”.

A secretária de Agricultura lembrou que os índices de criminalidade no campo caíram menos que no restante do Estado. “Temos esperança de que com essa parceria a gente consiga reduzir esses índices. O produtor rural precisa ter tranquilidade para trabalhar”, afirmou Ana Valentini. “É muito importante essa participação dos produtores nesse processo, inclusive com sugestões para reduzir burocracias e aumentar a produção. É um pedido do governador trazer a participação dos produtores para o governo”, completou.

A futura ativação da Câmara Temática de segurança rural no Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social tem o intuito de propor e discutir políticas públicas que afetam o segmento, bem como indicar sugestões e soluções sobre a temática. “A partir de agora vamos construir uma grande corrente em favor da segurança rural. Precisamos ter segurança para ter produção”, destacou a presidente do Conselho de Segurança Rural de Uberaba (Conser), Patrícia Santa Fé, durante o evento.

A reunião integrada também contou com a presença do prefeito de Uberaba, Paulo Piau, do secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, do subsecretário de Inteligência e Atuação Integrada da Sejusp, General Nilton Moreno, do coordenador regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em Uberaba, Bráulio Queiroga de Moura Filho, do presidente do Núcleo dos Sindicatos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Adelino José Pereira Neto, entre outras autoridades.

Integração dos trabalhos

Durante a visita a Uberaba, General Araujo se reuniu, na parte da manhã, com os comandantes das forças da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (5ª Risp). O encontro teve como objetivo debater demandas e projetos para melhorias da segurança na região. Participaram o comandante da 5ª Região de Polícia Militar, coronel Lupércio Peres, o chefe do 5º Departamento de Polícia Civil, delegado-geral Francisco Motta, o comandante do 2º Comando Operacional de Bombeiros, coronel André Humia Casarim, o diretor regional do Departamento Penitenciário de Minas Gerais na 5ª Risp, Itamar da Silva Rodrigues Junior, e o diretor do Centro Socioeducativo de Uberaba, Wilson Junior, além de policiais, bombeiros e agentes prisionais e socioeducativos da região.

Antes da reunião, o secretário de Segurança Pública recebeu das mãos do coronel Peres a Medalha Primeiro Centenário do 4º Batalhão de Polícia Militar, honraria concedida a personalidades que contribuem para a segurança pública do Estado. “Essa é a terceira visita do secretário em Uberaba, motivo de orgulho e satisfação para nós, e esse agraciamento é uma forma de agradecer o apoio dado por ele à 5ª Região e ao 4º Batalhão”, destacou o coronel durante a solenidade.

Já a secretária de Agricultura realizou, na parte da manhã, uma visita técnica à sede da Epamig Oeste. O Campo Experimental Getúlio Vargas, que conta com 58 funcionários, desenvolve pesquisas nas áreas de bovinocultura, com a raça Gir Leiteiro, e grandes culturas, com ênfase no melhoramento da soja para alimentação humana, triticultura e nematologia.

Texto e fotos: Luiza Muzzi