A cerimônia de formatura dos 22 adolescentes foi realizada na segunda quinzena de dezembro e contou com a presença de familiares, parceiros e autoridades do Poder Judiciário, da Polícia Civil e dos poderes Legislativo e Executivo de Montes Claros. Todos tiveram a oportunidade de conhecer os espaços onde aconteceram os projetos educacionais, idealizados e executados por agentes de segurança socioeducativa, em parceria com a equipe técnica do Centro Socioeducativo; além de assistir à entrega dos certificados e participar de uma confraternização.

O diretor-geral interino, Josedeth Guimarães, salienta a grande importância da formação profissional no atendimento das diretrizes do trabalho socioeducativo. “Buscamos trazer oportunidades a todos os adolescentes em cumprimento de medidas. Por meio de conhecimento e profissionalização, com ajuda dos servidores, Estado e sociedade, eles podem se tornar cidadãos responsáveis, por isso nossa meta é aumentar a oferta de vagas nos cursos que terão início em janeiro”, revela o diretor-geral interino.

O grupo de formandos se dividiu em três projetos profissionalizantes: o Produzindo Sonhos, o Plantado Sonhos Colhendo Liberdade e o Esbanja Cor. O primeiro capacitou oito adolescentes na área de panificação, produção de salgados e doces. O curso contou com aulas teóricas de manipulação de alimentos, receitas em vídeo e parte prática ministrada pelos idealizadores, que já possuíam conhecimento na área de panificação. Ao final de quatro meses de curso, os alunos receberam certificado expedido pela plataforma da Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (UAITEC).

No projeto Plantado Sonhos Colhendo Liberdade participaram nove alunos. O curso teve duração de seis meses e também ofereceu aulas teóricas e práticas. Um dos destaques deste curso consistiu na transformação de uma área do Centro Socioeducativo de Montes Claros em uma horta com grande produção de hortaliças e legumes orgânicos. Os jovens aprenderam a cuidar do solo, a produzir adubos orgânicos e construir um sistema de irrigação com uso de material reciclado, e ainda conheceram as diversas espécies de hortaliças e legumes.

O terceiro projeto de capacitação, denominado Esbanja Cor, teve a duração de noventa dias, sendo de igual forma ministrado em aulas teóricas e práticas. Os cinco alunos obtiveram conhecimento sobre o fundamento das cores, tipos de cores para os diversos ambientes, manipulação de pigmentos, preparação de superfície, entre outros. Já nas aulas práticas os adolescentes realizaram pinturas em vários espaços da unidade, como sala de visitas, alojamentos e muitos outros espaços, tornando o ambiente mais agradável para todos. Os participantes foram certificados pela plataforma UAITEC, por meio da qual receberam os conhecimentos teóricos.

Por: Bernardo Carneiro

Fotos: 01 e 02 - Divulgação Ascom Sejusp/ Foto 03: Dirceu Aurélio