Uma ação preventiva de Carnaval foi realizada nesta sexta-feira (21/2), no centro de Belo Horizonte, pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) em parceria com seis instituições. A iniciativa teve o intuito de orientar os cidadãos — que vão para outras cidades ou dirigir na capital — com dicas sobre direção segura e alertar para os perigos da mistura álcool e direção.

A responsável pela Coordenação Integrada de Segurança no Trânsito da Sejusp, Christianne Marcolino, explica que um dos objetivos do setor é estar sempre à frente dos acontecimentos e trabalhar com a prevenção. “Nossa atuação hoje, na Praça Sete, é para fazer uma conscientização com a população e ter um índice de acidentes reduzido no feriado. A gente percebe que sempre após as ações educativas o número de ocorrências no trânsito apresenta uma redução significativa. Portanto, vale a pena promover dinâmicas deste tipo”, ressalta Christianne Marcolino.

Os profissionais empenhados nas atividades orientaram os cidadãos que passavam pelo centro sobre os perigos da mistura álcool e direção; sobre a importância da manutenção do veículo; direção segura; uso do cinto de segurança; respeito aos limites de velocidade; uso de celular enquanto se dirige, entre outros temas.

A ação contou com a participação da Transitolândia – que usa técnicas de teatro amador, dança, música e jogos para conscientizar crianças, jovens e adultos sobre a importância do seu comportamento para o bem-estar do trânsito; da banda da Guarda Municipal e também contou com a entrega de diversos materiais informativos com dicas de segurança distribuídos pelas instituições parcerias participantes.

Participaram da ação representantes da Polícia Militar, Detran, Guarda Municipal, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT) e Empresa Bem Protege.

Texto e fotos: Bernardo Carneiro