A primeira capacitação do Programa Selo Prevenção Minas foi realizada nesta terça-feira (10/3) no município de Alfenas, Sul de Minas, para aproximadamente 90 parceiros da rede de políticas sociais, instituições de segurança pública, Justiça e terceiro setor. A atividade é promovida pela equipe da Subsecretaria de Prevenção à Criminalidade (Supec), que integra a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Prevencao Alfenas

O objetivo do evento é preparar os profissionais da educação, saúde, cultura, assistência social, esporte, conselhos municipais, Guarda Municipal, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Militar e Civil e organizações não governamentais para a disseminação de práticas de prevenção à criminalidade.

A subsecretária de Prevenção à Criminalidade, Andreza Gomes, uma das responsáveis pela capacitação, destaca a participação das redes municipal e estadual na qualificação ofertada pela Sejusp, já que estão sendo abordadas temáticas como estratégias de prevenção à criminalidade, trabalho em rede e segurança cidadã. “A primeira capacitação do Selo Prevenção Minas em Alfenas é um marco e um passo importante no avanço do Programa no município”, avalia a subsecretária.

A capacitação contou ainda com a participação da pesquisadora do Núcleo de Estudos em Segurança Pública da Fundação João Pinheiro (NESP/FJP) Amanda Matar, que abordou as possibilidades de atuação dos municípios na segurança pública e em ações de prevenção à criminalidade.

Para o prefeito de Alfenas, Luiz Antonio da Silva, é importante que as políticas de prevenção à criminalidade alcancem cada vez mais municípios, como está acontecendo agora em Alfenas. “É a solução para atingir todas as regiões de Minas Gerais, pois cada um conhece de perto os problemas e necessidades de seus territórios. Uso de drogas e falta de oportunidades são algumas das situações existentes em Alfenas, que acreditamos poder ajudar a combater com a implantação das ações de prevenção”, explica o prefeito.

Eixos

Dois eixos estruturam o programa: o Selo Prevenção Minas Certifica e o Selo Prevenção Minas Em Curso. O principal intuito é estimular a mobilização e participação social, construindo coletivamente ações no âmbito dos fatores geradores de violências.

O Eixo Certifica é composto por um ciclo no qual o município, com o apoio da Supec, elabora um Diagnóstico Municipal de Segurança Cidadã, um Plano Municipal de Prevenção à Criminalidade e executa ações de prevenção à criminalidade. O ciclo do Programa possui seis etapas que, se concluídas de maneira exitosa, resultam na certificação do município com o Selo Prevenção Minas e no seu reconhecimento como parceiro da Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade.

O Eixo Em Curso visa disseminar as técnicas utilizadas e os conhecimentos adquiridos pela Política Estadual de Prevenção Social à Criminalidade, por meio da realização de formações e da disponibilização de materiais didáticos e informativos, para as instituições públicas municipais interessadas em qualificar sua atuação. Este eixo é adaptável às necessidades locais e estruturado em conjunto com o município.

Texto: Bernardo Carneiro

Foto: Divulgação Sejusp