Nota à imprensa

Semana Nacional de Combate às Drogas em Minas Gerais – Atividades de Segurança Pública

De hoje (22/06) até a próxima sexta-feira (26/06), Dia Internacional de Combate às Drogas, a Segurança Pública de Minas Gerais integra um movimento nacional com foco em ações operacionais voltadas para a prevenção e a repressão às drogas.

De forma integrada, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal realizam ações ostensivas, repressivas e investigativas; como operações, barreiras policiais, cumprimentos de mandados de prisão, entre outras, durante atividades da Semana Nacional de Combate às Drogas. O objetivo é diminuir a oferta de drogas.

As ações acontecem ao longo da semana e serão capitaneadas pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O órgão é o responsável pelo contato com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, que incentiva a realização das atividades da Semana Nacional em todo território brasileiro. Os trabalhos serão divulgados ao longo da sua execução, pelas forças integrantes deste combate focalizado às drogas.

Durante a semana, a Sejusp divulgará o edital com detalhamento de novo leilão online para venda de veículos apreendidos em operações de combate ao tráfico de drogas. O sistema prisional também intensificará suas atividades de revista em busca de drogas nas unidades ou no envio de materiais ilícitos via Correios pelos familiares. Já o sistema socioeducativo desenvolverá ações com os adolescentes internados, buscando maior conscientização sobre o assunto.

A Polícia Militar vai reforçar o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, além de operações policiais em áreas relacionadas ao tráfico de drogas. A inteligência policial será, ainda, reforçada para o monitoramento do tráfico de entorpecentes.

A Polícia Civil realiza, desde as primeiras horas desta segunda-feira (22), operações cirúrgicas em várias regiões do estado. O efetivo é reforçado, com o emprego de drones, aeronaves, cães farejadores, dentre outros. As ações vão acontecer todos os dias. Incinerações de toneladas de drogas também estão previstas no decorrer da semana.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá intensificar as operações contra o tráfico de drogas nas principais rodovias federais do estado, utilizando as equipes de Policiamento Especializado em Combate ao Crime, o Grupo do Canil PRF e equipe de motociclistas operacionais. Para orientar e auxiliar as equipes operacionais, as ações sempre ocorrerão de forma integrada com a área de Inteligência da PRF.

Já a Polícia Federal segue cumprindo diuturnamente sua atribuição constitucional de combater o tráfico ilícito de drogas. Na última sexta-feira, 19/6, a PF incinerou mais de 10 toneladas de drogas. Trata-se de quantidade recorde em operações de queima de drogas em Belo Horizonte, com cerca de 8,7 toneladas de maconha; cerca de 1,4 tonelada de cocaína; e cerca de 17 quilos de drogas sintéticas.

Os órgãos de segurança também apoiam a campanha virtual de mobilização, inspiração e sensibilização contra as drogas da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese), replicando seus conteúdos nas redes sociais. Com a temática “Eu acredito é na Rapaziada”, a ação desenvolvida por meio da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas enfatiza a promoção de saúde e melhoria da qualidade de vida do público alvo, chamando a atenção para os fatores de proteção ao uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.