Na última quarta-feira (19/8), 43 famílias que vivem próximas à Penitenciária de São Joaquim de Bicas (Penitenciária Professor Jason Soares Albergaria), localizada no bairro Primavera, tiveram uma manhã preenchida por sorrisos, abraços e agradecimentos. Foi o primeiro dia de doações de cestas básicas para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. A ação social foi organizada por policiais penais, assistentes e analistas executivos de Defesa Social que trabalham na unidade prisional instalada no bairro. Os itens arrecadados compuseram 75 cestas básicas, das quais 43 já foram entregues; as 32 restantes serão distribuídas nesta-sexta (21/8).

“Todos os servidores abraçaram esta ação social, que é muito importante no sentido de fortalecer os vínculos da Polícia Penal com a comunidade, especialmente nestes tempos de pandemia e desemprego”, explica o diretor-geral da unidade prisional, Antônio Pataro. Para que tudo desse certo, a equipe da penitenciária contou com o apoio da Associação de Moradores e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de São Joaquim de Bicas para identificar e cadastrar as famílias com mais necessidade de ajuda. Integrantes da Igreja Batista União também participaram com o empréstimo do espaço para a entrega dos alimentos e a indicação de pessoas em situação de grande vulnerabilidade social.

Uma das organizadoras da ação social foi a assistente administrativa Karina Neves, que trabalha no apoio técnico do setor de saúde da penitenciária. Ela não apenas é uma das servidoras da unidade, como também mora no bairro há seis anos, portanto, conhece de perto as necessidades de muitos vizinhos. De prancheta e lista de beneficiados nas mãos, ela recebeu os moradores selecionados com uma equipe de policiais penais composta por homens e mulheres. “Esta é uma ação solidária, conta com o engajamento dos servidores das diversas áreas do sistema prisional. Nos sentimos úteis em ajudar o próximo e queremos que esta seja apenas a primeira ação de várias outras”, revela Karina.

Para a policial penal Cristiane Leite Rodrigues, a ampla participação dos servidores mostra uma sensibilização com a situação do lado de fora da unidade. “Este engajamento da Penitenciária de São Joaquim de Bicas I foi lindo de ser ver. Mostra que vamos além do encarceramento”, disse a policial penal. Segundo o diretor-geral, novas ações já estão previstas para acontecer no bairro. “Não podemos nos esquecer dos aspectos sociais da região na qual estamos inseridos”, finalizou.

Surpresa

Alguns moradores da lista de beneficiados não puderam ir até o local da distribuição. No entanto, não deixaram de receber sua cesta básica. Foi o caso de Maria Erleide Azevedo, 60 anos, que por questões de saúde recebeu os alimentos na porta de sua casa. Inicialmente, levou um susto com a chegada de viatura do Departamento Penitenciário, mas logo viu que se tratava de uma boa notícia. “Não esperava por isso, vai me ajudar bastante. Fico agradecida e emocionada com a presença de vocês”, disse Maria Erleide aos policiais penais e servidores administrativos.

Jaso

Texto: Bernardo Carneiro