Todos os 25 Centros Socioeducativos do Estado terão laboratórios de informática com conexão à internet para desenvolvimento de atividades nas escolas formais instaladas nas unidades e para cursos profissionalizantes. São 193 computadores e 39 mesas, doados pela Secretaria de Estado de Educação (SEE), que estão sendo instalados em todos os centros, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A previsão é que os primeiros laboratórios sejam inaugurados já nos próximos dias e que, até o fim do mês, todos estejam prontos e disponíveis para os cerca 800 jovens que cumprem medida a internação e internação provisória em todo o Estado.

As aquisições somam-se às necessidades do momento, em que a internet e a tecnologia têm demonstrado fundamental importância para diversas ações. No socioeducativo, os novos espaços serão de extrema importância para a educação e a capacitação dos jovens em cumprimento de medidas. De acordo com o superintendente de Atendimento ao Adolescente, Guilherme Oliveira, o planejamento e a articulação da iniciativa levaram em consideração a segurança e recursos disponíveis de cada unidade socioeducativa, para que todas tenham o mesmo nível de acesso e possam atender o máximo de jovens possíveis.

O superintendente reforça as muitas oportunidades que os laboratórios vão proporcionar. “Engana-se quem pensa que os adolescentes irão utilizar a internet para bater papo, jogar games e acessar entretenimento. Nas salas de informática das unidades os jovens poderão acessar notícias, realizar cursos online, assistir às aulas remotas e fazer pesquisas para trabalhos escolares. São várias as possibilidades. A utilização, na sua essência, tem fins pedagógicos e de inclusão digital. É uma forma, inclusive, de gerar igualdade e oportunidade para os que não possuem acesso”.

Todos os centros socioeducativos de Belo Horizonte já receberam o material. O primeiro deles foi o Centro Socioeducativo Lindéia, na região do Barreiro. O local está praticamente pronto, aguardando somente a instalação de internet para começar o uso. A previsão é que seja inaugurado nos próximos dias. Segundo o diretor-geral da unidade, Gerson Silva, o laboratório irá aperfeiçoar ainda mais as atividades educacionais ofertadas para os adolescentes do centro. “O espaço que será inaugurado permitirá o atendimento de seis adolescentes ao mesmo tempo. Após a instalação da internet pretendemos que as aulas sejam online em tempo real, com interação direta dos professores e adolescentes. A sala junta-se à outra, equipada com TV Smart, o que facilitará ainda mais a conexão e desenvolvimento de atividades online”.

Segundo o superintendente de Infraestrutura e Logística da Secretaria de Estado de Educação, Augusto César Guimarães de Souza, a parceria com Sejusp objetiva ampliar, com a entrega dos computadores, o acesso desses jovens aos conteúdos escolares que estão sendo ofertados para eles neste momento. “Com as atividades escolares sendo realizada de forma remota em razão da pandemia, a entrega dos computadores permite aprimorar e expandir o contato desses adolescentes com as atividades do Regime de Estudo não Presencial que estão sendo desenvolvidas. Além disso, mesmo com o fim das atividades remotas, esses equipamentos vão ficar disponíveis para as unidades”, destaca.

Laboratórios

Boa parte das unidades socioeducativas possuía salas para instalação dos equipamentos. Algumas já tinham um pequeno laboratório e outras adaptaram espaços multiusos. A SEE também investiu na reforma e adaptação desses locais.

As escolas estaduais estão recebendo recursos para contratar serviços de internet banda larga, com maior velocidade. Os equipamentos já chegam prontos para instalação e o trabalho é feito pelos próprios servidores dos centros socioeducativos com o apoio das superintendências de Tecnologia da Informação e Comunicação da Sejusp e de Infraestrutura e Logística da SEE.

Os laboratórios serão de grande utilidade para adolescentes que já estão realizando cursos de qualificação profissional e foram inseridos em programas de aprendizagem. Além disso, existem muitas ofertas de cursos online já mapeados pelas equipes pedagógicas e que agora poderão ser expandidos para um número maior de adolescentes.

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Ascom - Sejusp