Para garantir que não faltem materiais de limpeza, de higiene pessoal, vestimenta, medicamentos, entre outros itens, nas 194 unidades prisionais e nas 38 unidades socioeducativas do Estado, uma estrutura de grandes dimensões, administrada pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), armazena mais de 80 toneladas de materiais que são distribuídos em rotas trimestrais para toda Minas Gerais. Uma equipe de defensores públicos esteve no almoxarifado central da Sejusp nesta semana para conhecer o fluxo de distribuição e entender a complexa logística por trás deste abastecimento.

almoxarifado.5

Para se ter uma ideia da dimensão dos quantitativos envolvidos nas operações de distribuição, somente este ano já foram entregues mais de 290 mil litros de água sanitária, 182 mil litros de desinfetante e 155 toneladas de sabão em pó para as unidades prisionais e socioeducativas de Minas. Além disso, já foram distribuídos mais de 550 mil absorventes íntimos, 64 mil novos cobertores, 148 mil toalhas, 370 mil escovas de dente e 303 mil peças de vestuário, entre camisas, bermudas, calças e moletons. Tudo isso sem falar em medicamentos, utensílios para alimentação e cozinha, materiais para escritórios e escolas, peças de informática, insumos para manutenção e reparo de bens permanentes, ração para cães, materiais elétricos e hidráulicos.

almoxarifado.3

O galpão de sete mil metros quadrados e pé direito de 14 metros de altura tem capacidade para armazenar até seis toneladas de itens por metro quadrado. No local também funciona o Centro de Abastecimento Farmacêutico (CAF), que conta com estrutura climatizada para o acondicionamento adequado de medicamentos e materiais da área da saúde. Além do galpão e do CAF, o espaço conta ainda com sete docas, vestiários e uma área administrativa.

Todo o material distribuído para as unidades prisionais e socioeducativas do estado fica armazenado neste centro de distribuição, localizado próximo à Cidade Administrativa, na capital mineira. “Aqui a gente elabora desde o planejamento de compra, organizando e orientando o armazenamento, reposição de estoques e posterior distribuição dos materiais de consumo ou bens permanentes”, explicou o coordenador do Almoxarifado Central, Vitor da Silva.

Defensoria Pública

A defensora pública Emília Castilho participou da visita e explicou que a ideia é entender os fluxos de aquisição e distribuição dos materiais para poder orientar outros defensores que atuam na área. Segundo ela, quando há compreensão do funcionamento do centro de distribuição da Sejusp fica mais fácil cobrar retornos e orientar outras pessoas. “O que queremos é contribuir com o fluxo para que não falte nada lá na ponta para os custodiados do estado. Ficamos muito encantados com o trabalho realizado e com a eficiência da logística de armazenamento e distribuição. Foi uma ótima oportunidade de alinhamento para que possamos, de fato, contribuir para que o sistema seja cada vez mais humanizado para os custodiados mineiros”, pontuou.

Durante a visita ao centro de distribuição também estiveram presentes os defensores Karina Maldonado e Fernando Camargos.

Logística

Para o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Wilson Gomes, a visita dos defensores públicos foi importante para demonstrar que não há nenhum tipo de deficiência de encaminhamento de materiais. “Temos hoje uma capacidade qualificada com relação ao atendimento de logística e pudemos mostrar de uma forma muito transparente todo o fluxo do trabalho realizado pelas equipes. Mesmo com a situação atípica neste ano devido à pandemia, quando tivemos um volume de demandas muito mais significativo do que nos anos anteriores, a logística de armazenamento e distribuição não sofreu qualquer prejuízo e nenhuma unidade ficou sem receber os materiais necessários”, explicou.

almoxarifado.2

Ainda de acordo com o subsecretário, “o sucesso da distribuição dos itens é fruto de um trabalho organizado de toda a equipe, prospectando e antecipando necessidades e dando suporte tanto para servidores, quanto para aqueles que estão acautelados”. Wilson Gomes explicou, também, que os planejamentos de distribuição envolvem ações detalhadas de curto, médio e longo prazos, a fim de que não falte nenhum item nas unidades do Estado.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Dirceu Aurélio/Ascom Sejusp