Uma nova unidade prisional com capacidade para custodiar 600 presos será construída no município de Lavras, no Sul de Minas. Uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), juntamente com o secretário da pasta, General Mario Araujo, esteve no local na última terça-feira (24/11) para conhecer e avaliar o terreno onde será construída a penitenciária.

A construção da nova unidade faz parte de um acordo firmado entre o Governo de Minas, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a Defensoria Pública de Minas Gerais e a mineradora Vale, que ficará responsável pela execução das obras. Com o parecer positivo da equipe técnica da Sejusp e a aprovação do terreno e projeto pela Vale, as obras já estão autorizadas a começar. A previsão é que a Penitenciária de Lavras seja inaugurada até o final de 2022.

De acordo com o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia da Sejusp, Wilson Gomes, o projeto, inédito no sistema prisional mineiro, prevê que a nova unidade seja referência em tecnologia e automação, garantindo mais segurança e menor demanda de policiais penais para o trabalho de acautelamento. “A ideia é que a penitenciária seja modelo de modernidade, humanização e segurança. Isso está previsto desde o projeto arquitetônico, com o uso da tecnologia embarcada com portas e controle de acesso automatizados, salas de videomonitoramento e equipamentos de última geração”, detalhou.

O secretário ressaltou o mote que vem sendo aplicado no cumprimento de penas em Minas Gerais: “Custodiar e ressocializar”. Para ele, a associação de recursos tecnológicos de última geração ao trabalho cada vez mais humanizado que é realizado no acautelamentos dos custodiados é essencial para uma ressocialização eficaz. “Estamos felizes em estar aqui hoje vendo ser concretizado o acordo da empresa Vale com o Estado. Vamos poder ver o início das obras e em breve esta nova unidade será modelo de modernidade, humanização e segurança para custodiados e servidores”, ressaltou.

Durante a visita e logo após reunião realizada no Fórum do município, a juíza da 2ª Vara Criminal, de Execuções Penais e de Cartas Precatórias Cíveis de Lavras, Zilda Maria Youssef Murad, afirmou que a construção desta unidade é a concretização de um desejo antigo da população de Lavras. “Atuo no Judiciário local há mais de 20 anos e esta é uma demanda extremamente necessária a ser cumprida. Embora o Presídio de Lavras seja bom, ele não tem capacidade para acautelar todos os presos do município. Acredito que com a nova unidade esses presos que estão fora poderão voltar para cumprir pena próximos de suas famílias, e todos em melhores condições. Não vejo a hora de inaugurarmos a nova unidade”.

Além da comitiva da Sejusp, participaram da visita técnica representantes do Tribunal de Justiça, do Ministério Público, da Defensoria Pública, das Polícias Militar e Civil, do Corpo de Bombeiros Militar e também a prefeita eleita do município, Jussara Manicucci.

Texto: Poliane Brandão

Fotos: Dirceu Aurélio