Cerca de 50 quilos de hortaliças como alface, couve, repolho, rúcula, couve-flor, cebolinha, coentro e tomate foram doados, nesta sexta-feira (22/1), pelo Centro Socioeducativo de Governador Valadares para duas instituições filantrópicas do município: a Casa Dona Zulmira, instituição de longa permanência, que abriga 40 idosos, e o Instituto Criança Feliz, que recebe crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social.

hort

Toda essa produção foi retirada da horta, localizada nas dependências do Centro Socioeducativo. Dez adolescentes internados no local trabalham com a plantação, no projeto que foi chamado de Cultivando Valores. A ideia é capacitar os jovens com técnicas sobre cuidados e manejo com o solo, legumes e verduras.

O projeto foi iniciado há cerca de seis meses, graças ao sonho e ao desejo do agente socioeducativo André Eve, que também é estudante de Engenharia de Produção na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ele quis transformar o seu conhecimento teórico da faculdade em prática no Centro Socioeducativo, aprimorando o cumprimento das medidas de internação pela profissionalização. A direção da unidade topou o desafio e levou o projeto à Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), que prontamente abraçou a ideia.

De lá para cá ocorreram todo o preparo das sementes e os processos de irrigação. Vale ressaltar que a horta conta com o diferencial de irrigação aérea por aspersão e cobertura com sombrite, o que permite maior produção em menor tempo. E que, além da prática, os jovens que atuam no cultivo também fazem cursos de horticultura pela UAITEC (plataforma online e gratuita do Estado que oferta cursos diversos).

A primeira colheita aconteceu nesta sexta-feira, e André, o agente incentivador da ideia, não escondeu a emoção. “O projeto representa muito mais do que um simples manejo do solo. Representa comprometimento, disciplina, paciência e confiança nos socioeducandos. Tivemos uma boa aceitação desde o início com o engajamento de todos os garotos, além de despertar o desejo de serem cada vez mais pessoas melhores”.

Um dos participantes, Arthur Rios*, 17 anos, destaca a importância da ação no cumprimento das medidas socioeducativas. “Poder ter o contato com a terra, mexer na horta, tem me ajudado demais. Essa oportunidade é única, nos ajuda a distrair a mente. Saber que estou contribuindo para alimentar outras pessoas é muito especial”.

A intenção agora é aumentar cada vez mais o trabalho realizado, já nos próximos meses. Novas sementeiras e mudas foram compradas e já estão sendo preparadas para futuras colheitas. Os recursos para as compras dos insumos vêm de doações dos próprios agentes socioeducativos e de servidores do Centro Socioeducativo que aderiram em massa ao projeto.

Para o diretor do Centro Socioeducativo de Governador Valadares, Renato Barbosa, os benefícios vão muito além dos muros da unidade. “A implementação de projetos de horticultura em centros socioeducativos de todo o Brasil vem sendo apontada como muito positiva no que se refere aos impactos na vida dos adolescentes, no processo de responsabilização social e no protagonismo juvenil”, destaca. Para o diretor, os jovens envolvidos tendem a apresentar uma maior capacidade de adesão às regras de convivência em sociedade, o que contribui para que tenham outros comportamentos quando deixarem a unidade.

* Nome fictício, para preservar a identidade do adolescente, conforme recomendação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Texto: Lara Nassif

Fotos: Divulgação Sejusp