Um novo caminho foi iniciado por seis presos do Presídio de São Lourenço I, no Sul de Minas, que foram aprovados em cursos superiores com bolsa integral do Programa Universidade Para Todos (ProUni). Os detentos, que concluíram seus estudos na unidade prisional, conseguiram as vagas por meio da nota do Enem Prisional de 2019. Eles irão estudar em três universidades particulares da região, nos cursos de Engenharia Mecânica, Ciências Contábeis, Pedagogia e Segurança Pública.

As aulas serão a distância e começam na segunda quinzena de fevereiro. As matrículas estão sendo feitas pelos familiares dos presos, com o apoio e incentivo do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), uma vez que, no processo de ressocialização dos internos, as famílias têm participação importante na criação de vínculos. O incentivo e o trabalho para a abertura de novas possibilidades são de responsabilidade da pedagoga da unidade prisional, Cláudia Maria Pinto, que conta que sempre acompanha a divulgação das notas e das inscrições das universidades. “Quando as inscrições começaram, eu olhei a nota que era exigida e vi que alguns tinham a pontuação necessária e perguntei se eles queriam. Dez deles toparam. Foram quatro dias de ansiedade, perguntavam todos os dias sobre o resultado”, relata Cláudia.

Dos seis aprovados, um recebeu alvará de soltura no dia seguinte à notícia e, entre os cinco restantes, três já efetivaram a matrícula. Itamar Francisco Filho, 47 anos, é um deles. Ele irá cursar Segurança Pública e explica que a escolha se deu por já ter prestado serviços para a Aeronáutica e ter vontade de retomar sua história. “Gosto deste assunto e de trabalhar com pessoas. Estou muito feliz com a oportunidade, não esperava entrar em uma universidade estando preso, ainda mais com a nota do Enem PPL, que é um exame bem difícil. Espero concluir e seguir outro rumo quando sair daqui”, diz.

Para o diretor de Atendimento e Ressocialização do presídio, José Henrique Martins, a aprovação influencia outros presos da unidade prisional, que passam a vislumbrar a possibilidade de alcançar uma chance como essa. “A entrada dos custodiados no ensino superior é motivo de grande satisfação, não só para o Sistema Prisional, mas também para suas famílias, que conseguem enxergar com outros olhos este trabalho de ressocialização e humanização através da educação”.

O diretor-geral do Presídio de São Lourenço I, Rafael Barbosa, reforça o incentivo a outros detentos, além de reconhecer outros benefícios com a aprovação dos presos, como mais segurança na unidade. “A aprovação desses indivíduos privados de liberdade pelo ProUni contribui de forma efetiva para o processo de reinserção social e para o nosso trabalho de manter uma unidade humanizada e segura”, afirma.

Nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, será realizado o Enem Prisional 2020. Ao todo, 29 presos do Presídio de São Lourenço irão fazer a prova. Atualmente, 289 presos cursam o ensino superior de dentro das unidades prisionais e das Associações de Proteção e Assistência ao Condenado (Apacs) de Minas Gerais.

Texto: Fernanda de Paula

Fotos: Divulgação Ascom - Sejusp